Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Arte do Vestuário: Museu Mostra Como se Usava a Moda nos Séculos Passados

Alguns dos vestidos da exposição sendo fotografados para o Catálogo ©Reprodução

O conceituado Mode Museum (MoMu), na Antuérpia, Bélgica, inaugurou na quarta (21.03) uma exposição que responde à pergunta que muita gente faz quando se depara com uma roupa de época: “Era isso mesmo que eles usavam para andar a cavalo?”

A exposição “Living Fashion: Women’s Daily Wear 1750-1950″ está dividida em 13 seções e mostra mais de 100 roupas e acessórios usados pela classe média da Europa ocidental no desempenho de tarefas diárias e de lazer, ou seja, peças para o dia-a-dia. As roupas fazem parte do acervo, parte comprado, parte doado, da colecionadora alemã Jacoba de Jonge, que iniciou a sua coleção aos 17 anos por influência da família. “Minha tia avó tinha uma loja de costura em Amsterdã e tudo começou a partir daí”, diz em entrevista ao site Diane, A Shaded View on Fashion”.

A mostra é uma espécie de “Sartorialist” palpável e dos tempos antigos, que mostra como a roupa era usada em situações reais de uma classe média, como andar a cavalo, ficar em casa, tomar chá ou ir ao mercado. Nada que pareça muito prático, mas na época era o que eles conheciam como simplicidade. Mas tudo tem seu lado bom: as roupas, especialmente as femininas, por sua estrutura, davam uma postura elegante e forte às mulheres, entre outros códigos que fomos perdendo com o tempo e as mudanças do vestuário.

Roupa de montaria de 1890 ©Reprodução

Casaco em chintz (algodão indiano) e saia em algodão do final do séc. XVIII ©Reprodução

Turistas em uma excursão pelo gelo no final do séc. XIX ©Reprodução

Vestidos de maternidade do final do séc. XIX ©Reprodução

Retrato de Leonie Souka ©Reprodução

Campeã de críquete em 1906 ©Reprodução

LIVING FASHION: Women’s Daily Wear 1750-1950 - From the Jacoba de Jonge Collection” , fica em exibição até ao dia 12 de agosto.

Fonte:|http://ffw.com.br/noticias/moda/arte-do-vestuario-museu-mostra-como...

Exibições: 386

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço