Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

As Lavagens, Estampas e Acabamentos de Jeans que Devem Dominar o Verão 2013

Revestimento resinado dado ao jeans, uma das tendências da estação ©Reprodução

A Vicunha Têxtil, uma das maiores empresas têxteis do Brasil, especializada em jeans, organizou na terça-feira (06.03) em parceria com o bureau de tendências WGSN uma palestra intitulada “Universo Denim e Tendências de Lavagem” sobre os caminhos das lavagens e estampas de jeans para o Verão 2013. A palestra foi ministrada por Catalina Marin, colombiana especializada no mercado denim que trabalha há 10 anos com o WGSN. A parceria vem na sequência do novo site lançado pela WGSN, o “Denimhead”, área do portal que apresentará com regularidade as tendências especializadas neste segmento.

Catalina começou apresentando os três grandes grupos de consumidores de 2012/2013, que aliás, já tínhamos visto na apresentação feita por Katie Sturch, editora sênior do portal no Reino Unido e especialista em tendências direcionadas ao varejo, durante o SPFW. São eles os Novos Culturalistas, que valorizam o produto local e, em consequência, os padrões étnicos; os Hedonistas Democráticos, que buscam produtos atemporais e sofisticados; e os Adoradores da Realidade que, como o próprio nome indica, baseiam o seu consumo nas tendências do “agora”.

O denim é um tecido que sempre está presente ao longo das temporadas e dos anos. É uma espécie de uniforme global, que tem uma evolução constante e que, hoje em dia conta com várias técnicas de lavagem e de estampagem e  pode servir vários estilos. Para esta temporada, estes são os mais cobiçados:

Tie-dye em Isabel Marant, franjas grunge em Jeremy Scott e cortes a laser em 3.1 Philip Lim, Verão 2012 ©Reprodução

Manchas hi-lo e tie-dye: Esta lavagem consiste na utilização do denim manchado, com uma pigmentação simples, muitas vezes aplicada com spray e com um tingimento assimétrico. Esta tendência cruza com a febre do DIY (do it yourself – faça você mesmo) que tem invadido a internet por meio dos blogs que ensinam a técnica.

Franjas e desfiados: Os desfiados e as franjas desordenadas dão um look vintage e desgastado às peças dentro de uma tendência mais “grunge”.

Cortes a laser e tecidos perfurados: Os cortes a laser e os tecidos perfurados são apostas futuristas. Quase como se o objetivo fosse dar um aspecto controlado  com uma textura futurista e de outro mundo aos looks denim esportivos e grunge.

Aparência molhada em Richard Nicoll, o jeans quebradinho de Jeremy Scott e as texturas fluidas da Colcci, Verão 2012 ©Reprodução

Texturas plastificadas e resinadas: Estes são tipos de revestimento do tecido jeans que o fazem parecer quase um couro. Plastificadas até parecerem molhadas ou revestidas de resina, as técnicas permitem várias utilizações e estilos – desde um jeans que vai ficando com um aspecto de vidro quebrado ao longo do dia, até um jeans que dá a impressão de que está molhado.

Texturas leves e fluidas: Esta tendência é caraterizada pela utilização de fibras sintéticas sofisticadas para dar um brilho e uma fluidez ao tecido, tornando-o mais requintado e leve.

A aparência de linho em D&G, o look fosco “sujo” na DSquared² e o estruturado da Acne ©Reprodução

Aparência de linho: A volta às fibras naturais está tomando conta das passarelas e das tecelagens. Uma ideia de uma produção mais sustentável e natural para substituir fibras sintéticas é atraente, mas não muito barata, e vários tecidos tentam imitar a fibra natural, como é o caso do linho, com tramas mais abertas e visíveis.

Aparência fosca: A tendência fosca de cor esfumada e em alguns casos “suja” chega para cortar os brilhos e iridescências utilizados na grande maioria das peças.

Aparências estruturadas: Por meio de novas tecnologias de modelagem, é possível dar ao jeans um look modelado e estruturado, que se mantém por mais tempo.

Jeans coloridos de Manish Arora, as iridescências em Kanye West e o tingimento ombré da Moschino, Verão 2012 ©Reprodução

Jeans pálidos: Muito anos 90, esta tendência consiste em lavagens ultra pálidas que deixam o jeans quase sem qualquer coloração.

Cores do arco-íris: O jeans esta temporada vem em todas as cores, tão intensas que remetem a cores sintéticas.

Iridescências e brilhos: São considerados revestimentos de luxo. Não só são estampas e cores futuristas como o fato de poderem ser aplicadas ao jeans é muito vantajoso, pois permite criar estruturas e texturas novas. As cores metalizadas prata e dourado chegam para ficar pelo menos durante mais algum tempo.

Tingimento ombré: A utilização de dois tons de azul no jeans, seja ele com contornos bem definidos ou não, está presente em várias peças desta estação.

As estampas “tapeçaria” de Isabel Marant, o camuflado de Tommy Hilfiger e as listras em Jeremy Scott, Verão 2012 ©Reprodução

No que diz respeito a estampas, as estampas de tapeçaria, quase artesanais, estão sendo aplicadas ao jeans, assim como estampas camufladas e listradas, com listras bem espaçadas, novamente muito anos 90.

Fonte:|http://ffw.com.br/noticias/moda/as-lavagens-estampas-e-acabamentos-...

Exibições: 382

Responder esta

Respostas a este tópico

LINDO, O METALIZADO DA VIDA AS PEÇAS ESTAMPADAS.

 

 

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço