Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Tempos atrás, quando Dona Dilma resolveu encarar a questão dos juros altos - de enrubescer agiotas - me manifestei nesse espaço que a batalha não seria fácil.

A turma que adora ganhar dinheiro fácil não deixaria barato. Essa turma - que tem articulação internacional, afinal capital especulativo não tem endereço e vai pra onde lhe agraciam melhor - jamais aceitaria numa boa ter que trabalhar e se arriscar mais para ganhar o mesmo.

O que assistimos desde então, através de capas e capas de revistas ou matérias nos tais "renomados" periódicos com seus articulistas metidos a sabe-tudo,  é um verdadeiro bombardeio sobre o BACEN e as políticas econômicas com um único objetivo: desacreditá-los para forçar a todo custo um aumento nas famigeradas e já elevadas taxas de juros. Para eles não basta continuarmos "campeões mundiais" de tal taxa. Não basta ser a maior taxa do mundo. Para eles tem que ser, disparada, a maior taxa do mundo, nem que tenham que utilizar um tomate como lastro para seus frágeis argumentos.

O setor produtivo, que tenta a duras penas recuperar sua capacidade competitiva, é quem fica refém desses infames gananciosos.

Felizmente algumas vozes da indústria começam a se levantar contra essa turma voraz e aqui quero lincar três matérias que refletem bem isso e que valem a pena ser lidas pelos ilustres parceiros desse espaço:

 

- Patrulha - BENJAMIN STEINBRUCH

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/benjaminsteinbruch/1259522-pat...

 

O Brasil não pode se flagelar por juros - LUIZ FERNANDO FURLAN

http://www.brasil247.com/pt/247/economia/99369/Furlan-ao-247-%E2%80...

 

Xô, mau humor - BENJAMIN STEINBRUCH

http://www1.folha.uol.com.br/colunas/benjaminsteinbruch/1267051-xo-...

 

Uma coisa é certa: Se o Brasil quiser juros civilizados terá que confrontar firmemente essa turma da pesada.

O setor produtivo jamais será competitivo sem enfrentar pra valer certas mazelas características de terras tupiniquins, onde os juros estratosféricos são apenas mais uma delas.

 

Exibições: 302

Responder esta

Respostas a este tópico

Tem mais um artigo nessa mesma linha, bem interessante, publicado na folha de quarta 24/04, escrito por Marcelo Miterhof e intitulado "Inflação"

Recomeno a leitura

Perfeito, Luiz!

O link da matéria sugerida pelo Luiz.

Folha: http://www1.folha.uol.com.br/colunas/marcelomiterhof/1268274-inflac...

As ratazanas voltaram a subir os juros.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço