Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Assembleia Nacional Francesa aprova taxa contra fast fashion

Lei aprovada na quinta-feira visa compensar o impacto ambiental das empresas taxadas

Logo da Shein em CingapuraLogo da Shein em Cingapura REUTERS/Chen Lin

A Assembleia Nacional Francesa aprovou, na quinta-feira (14), um projeto de lei que determina penalidades para produtos de fast fashion, vendidos por empresas como a chinesa Shein, com o objetivo de ajudar a compensar seu impacto ambiental.

O projeto de lei prevê o aumento gradual das penalidades de até 10 euros por peça individual de roupa até 2030, bem como a proibição da publicidade desses produtos.

Os legisladores votantes aprovaram por unanimidade o projeto, que irá ao Senado antes de se tornar lei.

A popularidade das empresas Shein e Temu, que aumentam as encomendas com base na procura graças a cadeias de abastecimento ultra-flexíveis, perturbou o setor têxtil, enquanto players estabelecidos como a Zara e a H&M continuam confiando na previsão das preferências dos compradores.


Em comunicado à Reuters, a Shein que as roupas que produz atendem a uma demanda existente, o que permite que sua taxa de roupas não vendidas permaneça consistentemente em um dígito baixo, enquanto os players tradicionais podem ter até 40% de desperdício.

Acrescentou que o único impacto da lei seria “agravar o poder de compra dos consumidores franceses, numa altura em que já sentem o impacto da crise do custo de vida”.

O projeto de lei surge no momento em que o Ministério do Ambiente francês afirmou que iria propor uma proibição da União Europeia às exportações de roupas usadas, numa tentativa de resolver o agravamento do problema dos resíduos têxteis.

A decisão da Assembleia Nacional é um “grande alívio” e um “primeiro passo histórico” para limitar o fast fashion, disse Charlotte Soulary, gestora de defesa da associação Zero Waste France.

“Com a sua estratégia de marketing agressiva, o fast fashion nos leva a comprar mais roupas. Estamos a comprar o dobro de peças em comparação com há 20 anos e duram metade, pois são peças de má qualidade”, afirmou.

Em Paris, as opiniões dos consumidores sobre a votação foram divididas. Alguns disseram que, devido aos preços muito baixos das roupas oferecidas pelas lojas de fast fashion, os impactos ambientais são uma consideração secundária.

Outros, porém, saudaram as medidas, mas alguns disseram que poderiam ter ido mais longe.

“Acho que pode ajudar as coisas a avançarem, mas penso que ainda não é suficiente. Mas penso que precisamos agir em outras coisas, como, por exemplo, a indústria francesa”, disse a estudante Mira El Yagou.

https://www.cnnbrasil.com.br/lifestyle/assembleia-nacional-francesa...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 24

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço