Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa com as principais notícias do mundo do algodão

- Destaque da Semana – Mais uma semana de queda de preços com sinais cada vez mais claros de fraqueza da demanda apesar do risco de mais um problema climático na safra dos EUA.  Boletim desta semana traz um resumo dos principais pontos do congresso mundial da indústria têxtil ocorrido esta semana na Suíça.

 

- Algodão em NY – O contrato Dez/22 fechou ontem a 96,54 U$c/lp (-6,53%). Referência para a safra 2022/23, o contrato Dez/23 era cotado a 80,53 U$c/lp (-2,81%) e o Dez/24 a 75,28 (-1,41%) para a safra 2023/24.

 

- Preços (22/09), o algodão brasileiro estava cotado a 118,25 U$c/lp (-650 pts) para embarque em Nov-Dez/22 (Middling 1-1/8" (31-3-36) posto Ásia, fonte Cotlook).

 

- Baixistas 1  O Federal Reserve (FED) elevou a taxa de juros americana em 0,75 ponto percentual (p.p) na quarta (21). É a terceira vez consecutiva que o FED eleva a taxa, levando o juro para entre 3% e 3,25%, o maior desde 2008.

 

- Baixistas 2  A alta dos juros americanos já era esperada, o que chamou a atenção foi o discurso do FED afirmando que deve continuar aumentando a taxa até que inflação chegue a 2% - atualmente está em 8,3% ao ano.

 

- Baixistas 3  O dólar norte-americano está no patamar mais alto dos últimos 20 anos em relação a uma cesta de moedas, o que pressiona as commodities.

 

- Baixistas 4  Gerou temor entre analistas a notícia de que a GAP, uma das maiores marcas de confecção do mundo, está demitindo 500 funcionários corporativos. Entre os motivos: quedas nas vendas.

 

- Altistas 1  Meteorologistas americanos alertaram nesta semana que um sistema tropical pode se transformar em um furacão no Golfo do México na próxima semana e atingir lavouras na região do Sudeste dos EUA, podendo trazer mais um problema para um ano dificílimo para os produtores dos EUA.

 

- Altistas 2  A situação no Paquistão continua grave em consequência das enchentes.  As estimavas de produção local giram em torno de 950 mil toneladas, enquanto o número oficial do USDA ainda está em 1,2 milhão.

 

- Congresso ITMF 1 - Entre os participantes do congresso anual da Federação Internacional de Fabricantes Têxteis (ITMF) esta semana em Davos, na Suíça, o clima era de preocupação com o momento de mercado no curto e médio prazos. 

 

- Congresso ITMF 2 - No curto prazo, pela fraqueza da demanda, alta da energia, guerra e temores de recessão.  As expectativas são que as condições melhorarão somente a partir da metade do próximo ano.

 

- Congresso ITMF 3 - No médio e longo prazos, preocupam as demandas crescentes por tecidos reciclados, a pressão pelo levantamento de emissões de gases de efeito estufa em cada elo da cadeia, certificações socioambientais em todos os níveis e as exigências de recolhimento de roupas usadas pelos varejistas.   Muitas ideias e demandas, mas poucas respostas ainda.

 

- Congresso ITMF 4 - A União Europeia, maior consumidor de produtos têxteis acabados do mundo, recentemente aprovou uma legislação criando a obrigatoriedade do "passaporte digital" até 2030 para cada peça de vestuário comercializada na região contendo dados detalhados dos impactos ambientais e climáticos.  Empresários de vários países em desenvolvimento manifestaram suas preocupações com o excesso de regulamentação imposto pelos Europeus.

 

- Congresso ITMF 5 - O programa ABR teve um destaque especial no evento.  Em um painel dedicado ao algodão, a Abrapa apresentou o case do ABR no Brasil, destacando sua história, motivadores e os diferenciais do programa tanto para o ambiente, sociedade e produtores.  O programa é hoje o maior programa de certificação de algodão do mundo e continua crescendo no Brasil.

 

- Congresso ITMF 6 - Mesmo respondendo por 11% da produção global de algodão, o Brasil representa 37% de todo algodão certificado do mundo.   O resultado é uma agricultura com alta produtividade, menor pegada de carbono por tonelada de algodão, maior preservação e produtores e funcionários satisfeitos e realizados.

 

- Congresso ITMF 7 - Os presentes na conferência também conheceram como cada fardo de algodão do Brasil pode ser rastreado à sua origem.  Ao fim da apresentação, o case de rastreabilidade da fazenda à peça de vestuário final, SouAbr, foi apresentado.

 

- Congresso ITMF 8 - A liderança do Brasil em algodão socio-ambientalmente certificado é incontestável, principalmente quando apresentamos dados demonstrando nosso desempenho.  Entretanto, os demais países produtores de algodão não são nossos únicos concorrentes. 

 

- Congresso ITMF 9 - A grande maioria das apresentações no congresso do ITMF foi relativo a tecnologias de reciclagem de fibras, novas fibras celulósicas, bio plásticos, etc, mostrando que a pressão por inovação nas demais fibras é alta e precisamos continuar avançando em sustentabilidade e qualidade para manter e conquistar mercados.

 

- EUA - Já chega a 11% a área total de algodão colhida nos EUA, segundo informações do USDA.

 

- China 1 - Assim como a Europa, a China teve o verão mais quente desde 1961, quando começaram os registros meteorológicos.

 

- China 2 - O governo chinês tem imposto racionamento de energia devido ao clima seco e quente e este é mais um problema que tem afetado o consumo de algodão no país.

 

- China 3 - A colheita em Xinjiang segue avançando, mas em ritmo mais lento devido às grandes restrições devido à Covid-19 no país e lockdowns na província.

 

- Agenda - Na quarta-feira (28), a Abrapa participa da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Algodão e seus Derivados, em Brasília (DF), quando apresentará dados atualizados de safra e projeções.

 

- Exportações - De acordo com dados do Ministério da Economia, o Brasil exportou 88,5 mil tons de algodão nas três primeiras semanas de setembro/22. A média diária de embarque é 20,5% superior quando comparado com setembro/21.

 

- Colheita 2021/22 - Até ontem (22/09):  BA (99,8%); GO (99,6%); MS: (100%); MT (100%); MG (96%); SP (100%); PI (100%); MA (94%); PR (100%). Total Brasil: 99% colhido.

 

- Beneficiamento 2021/22 - Até ontem (22/09):  BA (79%); GO (85%); MA (42%) MS (86%); MT (65%); MG (76%); SP (100%); PI (57%); PR (100%). Total Brasil: 68% beneficiado.

- Preços - Consulte tabela abaixo ⬇

Boletim Algodao pelo Mundo 38.jpeg 

https://www.abrapa.com.br/Paginas/Not%C3%ADcias%20Abrapa.aspx?notic...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 32

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço