Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Bonecos Gigantes de Olinda Vestem Roupas de Estilistas da São Paulo Fashion Week

No alto da sua imponência, eles estão acostumados a um maratona excruciante de desfiles e festas que varam a madrugada. Mas é com a ansiedade de uma estreia que os bonecos gigantes de Olinda enfrentam as ladeiras da Cidade Alta nesta quinta-feira. Em vez de acompanhar orquestras de frevo honrar seus tradicionais blocos, as enormes figuras viram estrelas de um desfile de moda que deve dar o que falar.

Foi da maior semana de moda do Brasil e quinta do mundo, a São Paulo Fashion Week, que surgiu a ideia. Em vez de vestir as esguias modelos, as estreladas marcas João Pimenta, Walério Araújo, Elisa Steca, Amapô, Neon, Totem, Ronaldo Fraga, Cavalera, Melk Zda e Elisa Steca, todos participantes do megaevento de moda paulista, abraçaram o desafio de colocar suas criações nos corpos dos bonecos gigantes.

Nesta quinta, às 20h, na frente da Prefeitura de Olinda, uma passarela será erguida para o desfile mais que especial. A produtora de moda Luciana Ribeiro avisa que está sendo organizada uma superprodução, digna de uma fashion week. Luzes, fotógrafos, músicas feitas especialmente para o desfile e até sessão de maquiagem para os bonecos. Para não relegar as origens, no cenário estará uma arara de três metros de altura com as roupas tradicionaios dos bonecos, confeccionadas pelos artesãos locais. “O desfile é uma forma de dar visibilidade ao trabalho desses artistas de Olinda. E além de tudo mostrar para as pessoas que moda não é só futilidade”, afirma a produtora.

A ideia surgiu com a proposta de Paulo Martinez, criador da SPFW e diretor da Luminosidade, empresa responsável por criar o calendário oficial de moda nacional, de fazer um ensaio fotográfico com os bonecos gigantes para a Revista Mag. Gabriel Guimarães, assessor de Paulo, afirma que a ideia foi rapidamente aceita pelos estilistas.

“Eles amaram. Acharam inovador”, explica. As fotos foram tiradas por volta de outubro e novembro do ano passado nas ladeiras de Olinda. O lançamento da revista ocorreu  no final do mês de janeiro no SPFW. No ateliê de Silvio Botelho, o trabalho é intenso há mais de um mês. Junto com 11 auxiliares só para quando tudo estiver pronto. “Isso aqui é nosso e temos orgulho de ser pernambucanos. Essa é uma nova página na história dos bonecos gigantes de Olinda”, conclui Botelho.

Na ocasião, também será realizado um desfile com peças das estilistas Carol Azevedo e Joana Gatis e das grifes Avesso e Período Fértil - mas com modelos humanas de tamanho natural.

Fonte:|http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20120201163844&a...

Exibições: 328

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço