Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Brasil leva tecnologia, sustentabilidade e denim de qualidade na Colombiatex

Denim pesado, em composições criativas e cores intensas: de acordo com a 35º Colombiatex das Américas, é isso que o mercado latino quer. E no que diz respeito às tecelagens brasileiras que participaram do evento, é também exatamente isso que temos (de sobra) para oferecer para as coleções da temporada Verão 2024.

No mix da grandiosa feira latino-americana, os produtos  “hechos en Brasil” representaram garantia de qualidade, sustentabilidade e tecnologia competitiva. Além dessa merecida boa fama, representam escolhas estratégicas para as marcas que buscam impulsionar suas coleções destacando valores culturais calcados na procedência latina. Ao todo, foram 29 empresas brasileiras presentes no evento, apoiadas pela TexBrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e de Moda Brasileira).

Por criatividade, leia-se composições e tecnologias que acentuam o frescor e o conforto dos têxteis preservando seu aspecto rígido.

Por tecnologia, considere construções no fio aptas a melhorar o desempenho das lavagens e tingimentos, revelando a cartela azul do modo intenso que o mercado latino busca. Tenha em conta que a sustentabilidade caminha junto com essa qualidade e nesse critério além do  algodão sustentável que dispomos, também possuímos mostruários com misturas de fibras recicladas, naturais e cânhamo. Ainda no critério tecnologia, somos provedores de soluções para a indústria desde a criação às etapas de corte e enfesto no chão de fábrica.

Por qualidade, estabeleça um mostruário com padrão de 10 oz ou mais e foco na linha premium voltados para a prosperidade da exportação. Além disso, tenha em mente que o mesmo maquinário adequado  para produção de artigos denim encorpados também está apto a produzir workwear, segmento que tem apresentado procura crescente no mercado latino e que o Brasil está “listo” (pronto) para atender com excelência.

Toda essa oferta de materiais e serviços, juntas, transmitem uma excelente imagem da cadeia de moda do nosso país para o território latino. Trata-se de um ganho que vai além das cifras pois se propaga para além das nossas fronteiras, em um momento em que as macrotendências direcionam olhares justamente para tudo o que tem perfume exótico, origem regional e riqueza cultural. Confira abaixo o que as marcas expositoras do Brasil com produtos voltados para o setor denim apresentaram na 35º edição da Colombiatex de Las Americas:

Audaces
Dentro do evento as soluções oferecidas pela Audaces que ganharam maior visibilidade foram as pensadas para as salas de corte. Neste mix, o grande destaque foi a enfestadeira Audaces Linea, que amplia a capacidade de rolo dos 50kg usuais para 100 kg acelerando os processos de corte. Também a impressora Audaces Jet Lux, que permite a impressão dos moldes com maior precisão, reforçou o mix de tecnologias pensado para a etapa da produção. “Temos diversos tipos de enfestadeira, , por isso, atualmente nós fazemos os planejamentos das salas de corte, apresentando as cotações dos tipos de máquina que a empresa precisa. Fazemos uma análise completa”, explica Florencia Elisabeth Muñoz, Analista Comercial em Sala de Corte da companhia.

Canatiba
A Canatiba enfatizou seus produtos denim com conforto térmico e super elásticos. Destaque para o “Triple Dry”, denim com toque macio e secagem rápida que resfria a temperatura do corpo durante a atividade física. Também a ampla gama de azuis e coloridos com efeito desbotado de sol e a diversidade de têxteis para camisaria (com misturas com tencel e liocel) além da evolução do workwear – segmento mais recente do portfólio da companhia. “Estávamos vendendo coloridos para  atender o workwear, então percebemos que neste setor havia uma grande oportunidade de mercado”, explicou Fabiana Negami, gerente de desenvolvimento de produto. “Como já tínhamos sinergia na nossa produção para produzi-lo, com poucos ajustes começamos a utilizá-la para esse fim”, complementou Fabio Covolan.  

Cedro
Respondendo a uma alta na exportação para mercados como Equador, Peru Colômbia e Bolívia a Cedro tem voltado sua gama de tecidos para o mercado externo. Por isso o foco do mostruário foram tecidos de 9,7 a 11 onças, de alta densidade, com efeito discreto e tingimentos azuis aptos a se desdobrar em uma ampla gama de lavanderias. Entre os produtos que representaram um lançamento para o mercado externo, destaque para o Leminski e Romã, ambos já apresentados no Brasil porém estreantes no evento. Também a linha Duo T400 e as misturas com elastano que se assemelham ao denim rígido. Já no workwear, o destaque foi a tecnologia retardante de chamas voltada para petroleiros eletricistas.

Hyosung
A Hyosung apresentou como grande destaque o creora® 3D Max, diferenciado pelo poliéster bi-componente, criado para os amantes do denim que valorizam o aspecto natural do tecido. Formado pela mistura de dois tipos de poliéster com viscosidades diferentes, a inovação proporciona performance dupla como maior elasticidade, retorno e durabilidade e em termos de lavanderia favorece beneficiamentos sustentáveis e aplicação de laser. Para alinhar o mix às tendências de circularidade, a companhia também lançou o creora® bio-based, fibra de elastano que substitui 30% do uso de petróleo por milho e assim também reduz a pegada de carbono em 23% em comparação com a produção do elastano tradicional 100% sintético.

Lycra
A Lycra proporcionou os ingredientes que já conhecemos no mercado nacional renovados pela abordagem sustentável e circular. Nesse mix o grande destaque foi a família LYCRA® EcoMade que transforma garrafas pet e resíduos têxteis em fio lycra, como o T400® Ecomade, que conta com 15% de sua origem em produto bioderivado. Levando a abordagem sustentável para perspectiva da inclusão, a empresa destacou o LYCRA® ADAPTIV, fibra que permite vestir mais de uma numeração ou tipo de corpo em uma mesma peça de roupa. “Todas essas tecnologias têm uma contribuição para a durabilidade de alguma forma, o que faz com que as roupas sejam mais sustentáveis pois o descarte demora mais”, comentou Inês Rodriguez, especialista em comunicação da Lycra.

Paranatex
Com 67 anos de mercado, a Paranatex já é conhecida por suas sarjas coloridas e para atender melhor às necessidades dos seus clientes e amigos passou a incluir o denim dentro do seu mix desde novembro do ano passado. São quatro bases, sendo duas 100% algodão e duas com 2% de elastano da composição com foco nos azuis.

Santanense
A Santanense apresentou um mostruário com uma pegada workwear forte, e foco nos tecidos profissionais. “Para reforçar esse conceito,de tecidos multifuncionais para todos os momentos. Inclusive estamos deixando de separar nossas linhas de produtos por segmento: moda e uniformização, para reforçarmos nossa marca “Santanense ” e a proposta de multifuncionalidade dos artigos, comenta Eleonora França, gerente de marketing da têxtil. “Muitos dos tecidos profissionais, vem ganhando espaços dentro das colecoes de moda e do jeanswear , como no caso do vestido longo flúor confeccionado com tecido da linha workwear”, ilustrou. Além das pecas voltadas para o segmento workwear, a Santanense também apresentou a moda em peças classicas e confortaveis em artigos elastizados, voltadas para estilos de jeans formais, coloridos em tons terrosos.

Santista
Com uma ampla linha de azuis a Santista enfatizou na feira colombiana as variedades de denim com inovações nos padrões de elasticidade valorizando a origem sustentável do algodão. Destaque para a linha Free, diferenciada pela tecnologia Tri-blend Technology®, que proporciona máxima forma e recuperação. O mostruário diversificado abordou desde calças até vestidos tomara que caia e jaquetas beneficiadas em parceria com a Jeanologia, direcionando a aplicação dos tecidos para tendências de lavanderias dos anos 80 e 90, permitindo efeitos e customizações com jeitão esportivo e artesanal. Também apresentou variedade de tecidos 100% algodão para tingimentos coloridos, além de um workwear criativo.

Vicunha
Movida pelas macrotendências que exaltam a história do jeans, a Vicunha enfatizou no seu mix o denim pesado com aspecto rígido e “stretch invisível”, além de sarjas bem marcadas e blacks. “A história mais bacana que vimos na europa é a do stretch invisível – aquele parece que não tem elastano mas tem e dá aquela cara legal de artigo 100%, mas com conforto, isso é muito diferente”, explicou Francisco Gonzalez (Chico), coordenador de marketing da Vicunha. “Já a sarja marcada na diagonal dá toda aquela bossa do jeans tradicional – o velho e bom jeans da antiga”, complementou. O mostruário foi marcado por muitos efeitos artesanais, manchados, mesclas de tonalidades e tingimentos em peças criadas em colaboração com designers colombianos.

Além das empresas acima mencionadas participaram da delegação brasileira na Colombiatex de Las Americas as companhias Brand Têxtil, Coltex Têxtil, Elasfil, Kalimo, Lunelli Têxtil, Lycra, Malharia Princesa, Spa Têxtil, Cataguases, CMJ Têxtil – DIKLATEX (Latina), Santa Constância, Paramount, Incofios, TBM, Norfil, Dalila Têxtil, Tecelagem Lady, Cardenas, Kirimurê, Linhas Trichê, Sancris Hilos y Cierres e SMS Metais.

Fonte: Vivian David | Foto: Guia Jeanswear.

https://guiajeanswear.com.br/noticias/brasil-e-provedor-de-tecnolog...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 27

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço