Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Brasil poderá exportar algodão para o Irã e fazer permuta com item de adubo

Lavoura de algodão: O Brasil é o quarto maior produtor mundial de algodão, atrás da Índia, China e Estados Unidos - Nick Oxford

Lavoura de algodão: O Brasil é o quarto maior produtor mundial de algodão, atrás da Índia, China e Estados UnidosImagem: Nick Oxford

Representantes dos produtores rurais de algodão do Brasil se reuniram com empresários da indústria têxtil do Irã nesta quinta-feira (25) para discutir uma possível parceria entre os dois países. Com uma indústria em franca expansão, o país do Oriente Médio pode se tornar um comprador assíduo do produto, que hoje em dia é quase todo exportado para o mercado asiático.

De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), atualmente não existe exportação direta de algodão do Brasil para o Irã, mas se a parceria for estabelecida, será possível enviar até 120 mil toneladas de algodão por ano para o Irã. 

O Brasil é o quarto maior produtor mundial de algodão, atrás da Índia, China e Estados Unidos. Em 2021, ocupou a posição de segundo maior exportador mundial do produto. O Irã, atualmente, compra algodão de países como o Uzbequistão e Índia. Outros grandes produtores de algodão, como a China e os Estados Unidos, não exportam algodão para o Irã. Permuta entre algodão e item para fertilizante.

Permuta entre algodão e item para fertilizante.

Segundo a Abrapa, as exportações brasileiras para o Irã hoje atualmente se ancoram, principalmente, em soja em grão, farelo de soja e milho. Esse comércio movimenta, por ano, cerca de US$ 1,05 bilhão e pode ajudar na aproximação dos cotonicultores. "Isso porque no Brasil, quem cultiva algodão ,soja e milho porque faz uma sucessão de culturas ao longo do ano", declarou Júlio Cézar Busato, presidente da Abrapa. "O agricultor que está exportando grãos para o Irã [soja e milho] também pode embarcar pluma, principalmente se inserirmos nessa negociação a ureia." Desde 2019, o Brasil importa ureia do Irã, insumo que é utilizado na fabricação de fertilizantes. Em 2021, os iranianos forneceram 4,5% do volume total de ureia importada pelo país e, em 2020, foram o quarto maior fornecedor do insumo para o Brasil. "A operação de barter [permuta em que o agricultor adquire um insumo e paga com uma commodity] entre ureia e algodão é uma opção real para ampliarmos o comércio bilateral",afirmou o embaixador do Brasil em Teerã, Laudemar Gonçalvez de Aguiar Neto. https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/11/27/brasil-pode...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 135

Responder esta

Respostas a este tópico

Isso, pode exportar! O valor do fio de algodão tinto está super barato aqui no Brasil,a industria nacional está conseguindo comprar com muita facilidade..., sem falar no preço,está maravilhoso !

É lamentável a situação que passa o empresario brasileiro,empreender no Brasil é uma piada, vão continuando a vender tudo pra o exterior e comprando de volta deles... O país se fortalece de dentro pra fora,gerando mais empregos e mais consumos ,fazendo a economia crescer, o excedente, aí sim podemos vender.

    

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço