Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

"Burkini" é proibido em piscinas públicas do norte da França

O burkini, que mostra parte do rosto, as mãos e os pés, é sucesso no mundo árabe, na Europa e nos EUA. Foto: EFE

A roupa de banho conhecida como "burkini" foi proibida em piscinas públicas da cidade
Foto: EFE


A prefeitura de Douai, no norte da França, proibiu as muçulmanas usarem "burkini", um traje de banho que só deixa descoberto parte do rosto, das mãos e dos pés, nas duas piscinas públicas "por questões de higiene".

A medida entrou em vigor esta semana e o prefeito da cidade, Jacques Vernier, comunicou à imprensa que está disposto a revisá-la se as autoridades sanitárias confirmarem que "as pessoas podem se banhar vestidas", caso contrário manterá esta disposição no regulamento interno.

A informação foi divulgada pelo jornal La Voix du Nord, que publicou em maio o caso de uma jovem que pediu autorização para usar traje de banho muçulmano na entrada de uma das piscinas locais.

O coordenador do clube chamou o responsável pela área de esportes da Prefeitura, Jacky Lasvaux, que, por "falta de tempo" e sem saber do que se trata exatamente um "burkini", deu seu consentimento.

Porém, ao se inteirar, disse que é "evidente que não está em conformidade com as normas internas, principalmente com o artigo que proíbe o uso de roupas largas, especialmente as de algodão", e deu ordens expressas aos dois clubes que proibissem esse tipo de traje.

Nesta quinta-feira, o prefeito descartou criar um espaço reservado para as mulheres muçulmanas já que a população não dispõe de "mais de duas piscinas pequenas" e, segundo sua opinião, não se pode limitar parte do estabelecimento para poucas pessoas.

Esta medida foi decidida depois que entrou em vigor em abril a lei que proíbe cobrir o rosto em lugares públicos na França, segundo país, depois da Bélgica, que proíbe o uso do "burka".

Em agosto de 2009, no entanto, uma piscina nos arredores de Paris chegou a levantar a polêmica de proibir o uso de traje de banho muçulmano, alegando não por "problemas políticos ou religiosos", mas "simplesmente por questões de higiene".

 

FONTE: PORTAL TERRA 

Exibições: 112

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço