Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

C&A passa a usar blockchain para rastrear produção de roupas

C&A passa a usar blockchain para rastrear produção de roupas

Segundo o anúncio da empresa, a meta é ter até o final de 2021, 50% da produção no Brasil rastreada com a tecnologia

Por Cassio Gusson

A C&A, uma das maiores redes de fast fashion da América, anunciou uma parceria com a Blockforce para rastrear, com blockchainos itens de sua marca própria comercializados na rede.

Segundo o anúncio da empresa, a meta é ter até o final de 2021, 50% da produção no Brasil rastreada com a tecnologia.

“Alinhada à nossa estratégia digital e de inovação, estamos implementando a tecnologia blockchain, permitindo intensificar, ainda mais, o monitoramento e o relacionamento com nossos fornecedores no Brasil. Desenvolvido em parceria com a Blockforce, start-up especializada em pesquisa e desenvolvimento de blockchain, o projeto permite dar mais visibilidade, em tempo real, sobre os processos de produção de cada peça, do começo ao fim, de forma clara, ágil e prática”, destacou a publicação.

Ainda segundo a C&A a iniciativa reforça a política de transparência da empresa e garante com mais eficiência os padrões mais sustentáveis adotados pela C&A em cada roupa.

“Demos mais um passo para fazer uma moda com impacto positivo!”, pontuou.

Embora a C&A não tenha revelado detalhes de como o consumidor final terá acesso às informações de cada peça registrada em blockchain, assim como demais produtos do tipo, tudo indica que haverá um QR Code em cada peça que, ao ser escaneado, revela as informações da procedência da peça e de todos os detalhes da cadeia de produção.

C&A e Blockchain

A iniciativa da C&A na adoção de blockchain para rastrear os produtos da marca vem ocorrendo desde 2019, como revelou na época Stephanie Klotz, gerente sênior de comunicação do Instituto C&A.

A empresa garante que a tecnologia é essencial para construir mais confiança no setor que muitas vezes tem de lidar com denúncias de trabalho escravo ou em condições análogas a escravidão.

“Acreditamos que a transparência desempenha um papel importante na transformação da indústria, especialmente para melhorar as condições de trabalho do produtor. Por exemplo, o Instituto C&A lançou uma maneira de rastrear a produção de roupas usando a tecnologia blockchain. Esse sistema publica as informações sobre a produção e garante que haja transparência entre as marcas e os seus consumidores. É um exemplo atual de inovação e tecnologia que está ajudando a impulsionar a transparência na indústria da moda”, segundo o porta-voz do Instituto C&A.

A gerente ainda reforçou que o desafio mais importante para a sustentabilidade na moeda é mudar as mentalidades.

“Fazer negócios como se fez sempre não é uma opção, e não podemos apenas pensar em mudanças incrementais. Devemos nos desafiar a pensar em grandes soluções revolucionárias que irão transformar fundamentalmente a indústria”, afirmou o porta-voz do Instituto C&A.

Fonte: CoinTelegraph

http://sbvc.com.br/ca-passa-a-usar-blockchain-para-rastrear-produca...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 618

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço