Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Cedro Textil investe em tecnologia para diminuir o consumo de água em processos

Reserva ecológica que a Cedro mantém na Serra do Cipó - Crédito: Cedro Têxtil

A água é um recurso essencial e limitado. É impossível pensar em qualidade de vida sem a possibilidade do consumo adequado de água e muitas populações ao redor do mundo enfrentarem a escassez do recurso. No Dia Mundial da Água, celebrado neste 22 de março, um exemplo de como a indústria de tecidos vem se comprometendo a equalizar seu recurso. 

Segundo o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos divulgado em 2021, o mundo provavelmente vai enfrentar um déficit hídrico global de 40% até 2030, se nada for feito para frear o consumo. A ONU prevê, ainda, que o uso global de água doce vai aumentar 1% a cada ano, acompanhando o crescimento populacional e todas as consequências deste processo. 

Os dados mostram que a indústria – incluindo o uso e a geração de energia – é responsável por 19% do uso total de água no planeta, o que faz com que governos e empresas ao redor do mundo trabalhem para encontrar formas de aumentar a produção e o lucro sem que isso traga consequências negativas para o meio ambiente e para a sociedade.

Garantir a qualidade da água é um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) estabelecidos pela ONU a serem alcançados até 2030. O desafio é enorme e as empresas brasileiras investem pesado em recursos humanos, financeiros e tecnológicos para aprimorar seus processos e, ao mesmo tempo, preservar os recursos naturais. 

Um exemplo é a Cedro Textil, empresa pioneira no ramo de tecelagem no Brasil que completou 150 anos e investe constantemente em melhoria de processos e ações voltadas para o uso adequado da água. O gerente industrial da Cedro, Euler Estanislau, afirma que não é possível pensar na indústria hoje sem que ela esteja de acordo com metas e agendas de sustentabilidade: “Em uma iniciativa inovadora, a Cedro implementou, há 30 anos, uma estação de tratamento de efluentes em Sete Lagoas e o projeto vem se modernizando ao longo dos anos, desde então. A água usada no processo de produção do tecido é retirada de um poço artesiano e 40% dela retorna ao processo para reaproveitamento, de diversas formas. Empresas ao redor do mundo utilizam, em média, 91 litros de água para beneficiar um quilo de tecido. Hoje, na Cedro, conseguimos atingir a meta de 36 litros de água para cada quilo de tecido, o que é excelente. Investimos em corantes biodegradáveis que permitem lavagens de tecido mais eficientes e, consequentemente, geram menor volume de resíduos e menos poluição. Os artigos No Wash, Splash e Splah Denin, por exemplo, são tecidos que requerem menor utilização de água em processos de lavagem pelo usuário final das peças confeccionadas. Preservar a qualidade da água é essencial para a Cedro”, conta Euler Estanislau. 

https://www.abit.org.br/noticias/cedro-textil-investe-em-tecnologia...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 22

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço