Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A moda se recicla com a inspiração em tendências do passado. Saiba tudo sobre o chain dress!

person human clothing apparel
Foto: Instagram @omutjewelry

O chain dress surgiu nos anos 90 quando o estilista Karl Lagerfeld o levou às passarelas pela Chanel. A marca de alta-costura lançou essa tendência ao elevar o vestido preto. Com correntes douradas, o design chamou a atenção da mídia e do público no corpo da modelo Christy Turlington. Fora das passarelas, o chain dress chegou às revistas vestido por Naomi Campbell em campanha pela Chanel.

O vestido preto carregava correntes de ouro e camélias. O caimento impecável em Christy Turlington ajudou o chain dress a ocupar o status que se seguiu. A assinatura da Chanel fazia com que os olhos estivessem voltados para qualquer peça que lançassem.

Foto: Instagram @girl_nostalgic

Ainda em 1996, o vestido alcançou as páginas da série de mangá Sailor Moon. Até mesmo personagens inanimados passaram a usar o chain dress. O vestido conquistou o mundo, inclusive o Japão. Setsuna Meioh ou Sailor Pluto, a personagem de Sailor Moon, aparece em uma das edições com o famoso vestido da Chanel.

O chain dress passou a ocupar diversos lugares através dos anos. No filme Abraços Partidos, de Pedro Almodóvar, lançado em 2009, Penélope Cruz veste o modelo da Chanel quando se apronta para ir a uma festa já que o enredo se passa nos anos 90. No filme, ela faz o papel de uma atriz que se envolve com um milionário.

Já no Met Gala de 2019, a atriz Lily-Rose Depp vestiu o chain dress da Chanel no evento. O vestido com correntes continuou impressionando mesmo muitos anos depois de seu lançamento. O chain dress ocupa um espaço na moda e sobrevive ao passar dos anos. 

Foto: Instagram @itgirlenergy

Atualmente, o conhecido vestido da Chanel pode ser adquirido por preços que variam entre 10 e 25 mil dólares. Os preços ainda podem aumentar conforme os anos passam.Quem não tem esse valor para desembolsar, está usando o original como inspiração para suas criações. O chain dress explodiu no TikTok recentemente.

A peça icônica já se tornou item do guarda-roupa de diversas mulheres que procuram um look glamoroso. Para quem não pode ter a versão original de Lagerfeld, vale desenvolver os próprios vestidos com correntes. É o que a nova geração está fazendo. 

Foto: Instagram @manningcartell

Exibições: 28

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço