Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Chuva forte no Vale do Itajaí para 80% da Indústria Têxtil

Indústrias fecharam dispensaram funcionários e suspenderam atividades.
Ainda não é possível estimar perdas, diz sindicato das indústrias do setor

As fortes chuvas que atingem Santa Catarina desde quarta-feira (7) já prejudicam as indústrias têxteis do estado. De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau, Ulrich Kuhn, cerca de 80% das indústrias têxteis do Vale do Itajaí dispensaram os funcionários entre as 11h e as 13h desta quinta e suspenderam a produção.

Segundo Kuhn, o Vale concentra cerca de 4 mil empresas têxteis, entre micro, pequenas, médias e grandes. Só na região de Blumenau, há cerca de 39 mil trabalhadores do setor e a maioria foi dispensada.

Santa Catarina é um dos maiores pólos da indústria têxtil do país. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias Têxteis (Abit), a região Sul do país é responsável por 30% da produção do setor.

Ele afirma que, na maioria dos casos, a decisão de interromper a produção e dispensar os trabalhadores foi causada não por danos às instalações, mas porque “os empregados não podem mais se locomover”.

chuva sc (Foto: Jandyr Nascimento/Agência RBS)
Rio Itajaí-Açú está 7 metros acima do normal, segundo a Defesa Civi (Foto: Jandyr Nascimento/Agência RBS)

Kuhn afirmou que não é possível estimar ainda as perdas com as chuvas, e que, pela atual previsão do tempo, é possível que as atividades sejam retomadas já na tarde desta sexta-feira ou no sábado.

G1 procurou, por telefone, várias fábricas na região. Nas poucas em que houve contato, apenas a segurança permanecia. Na Teka, em Blumenau, a fábrica foi fechada e os funcionários, dispensados por conta da enchente. Na Sul Fabril, também na cidade, os trabalhadores foram dispensados às 15h. Na Malhas Rico, a segurança também informou que os funcionários também haviam sido dispensados.

Chuvas
Segundo balanço da Defesa Civil divulgado na manhã desta quinta-feira, mais de 9 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, que deixaram 272 desalojados e mais 65 desabrigados.

Preocupa a situação no alto do Vale do Itajaí, onde o Rio Itajaí-Açu está 7 metros acima do normal e 20 famílias estão desabrigadas. O nível do rio deve chegar a 10 metros às 18h desta quinta-feira, prevê o Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí-Açu (Ceops), atingindo cidades próximas a Blumenau.

Fonte:|http://branuncia.com/nacional/nacional2/chuva-forte-no-vale-do-itaj...

Exibições: 936

Responder esta

Respostas a este tópico

Empresas têxteis dispensam funcionários no Médio e Alto Vale

Conforme Sindicato maior problema está nas casas funcionários e não nas empresas

Cerca de 75% das empresas têxteis do Médio e Alto Vale dispensaram os funcionários nesta quinta-feira e pararam a produção.

A estimativa é do presidente do Sindicato das Indústrias Têxteis de Blumenau e Região, Ulrich Kuhn. Segundo ele, o maior problema está nas casas dos funcionários, e não nas empresas.

Kuhn explica que os trabalhadores foram dispensados para cuidar da casa e dos familiares. A região conta com aproximadamente 4 mil indústrias, segundo o Sintex. Cerca de 3 mil estão paradas.

Fonte:|http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/jsc/19%2C0%2C3479690%2CEmpres...

RIO DO SUL SANTA CATARINA
É TRISTE A SITUAÇÃO AQUI ....
Chuva afeta 615 mil e mata um em SC; 1ª cidade decreta calamidade
A cidade de Rio do Sul decretou estado de calamidade pública em decorrência das chuvas que atingem parte de Santa Catarina. Esse é o primeiro decreto de calamidade no Estado desde que começaram os temporais, na última quarta-feira (7). Outros 14 municípios decretaram situação de emergência.
Em todo o Estado, as chuvas já afetaram 615 mil pessoas. Entre elas, há 24.775 desalojados, ou seja, estão em casas de amigos e parentes; e outras 2.449 pessoas desabrigadas (dependem de abrigos públicos). Também foi registrada a morte de um homem de 66 anos na cidade de Guabiruba.

De acordo com a Defesa Civil, as chuvas diminuíram. No entanto, o nível do rio Itajaí-Açu, em Blumenau (157 km de Florianópolis), continua a subir. Por volta das 10h, ele era de 12,56 metros. Cerca de três horas antes, ele era de 12,48 metros. A previsão para as 12h é de que o nível suba para 12,8 metros.

A cidade de Blumenau é a mais afetada pelas chuvas, com cerca de 280 mil pessoas afetadas. Dessas, mais de 15 mil tiveram que deixar suas casas. As aulas foram suspensas na cidade até segunda-feira. O sistema de transporte público está prejudicado.

Ao todo, foram tingidos 65 municípios. Os 14 que decretaram situação de emergência são: Angelina, Bocaina do Sul, Brusque, Caçador, Correia Pinto, Ituporanga, José Boiteux, Leoberto leal, Navegantes, Pouso Redondo, Rio das Antas, Rio dos Cedros, Tijucas e Witmarsum.
Várias estradas estão com bloqueios devido à queda de barreiras ou alagamentos. Entre elas estão a BR-470 (nos km 114 e 115), a BR-282 (em vários pontos), BR-280 (km 91 e 93), BR-116 (no km 304,8 e no Km 108,3).

Em novembro de 2008, as fortes chuvas causaram deslizamentos e enchentes em Santa Catarina. O desastre provocou mortes em 16 cidades. Ao menos 62 municípios decretaram situação de emergência. No total, 135 pessoas morreram.
Fonte:|http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/972637-chuva-afeta-615-mil-e...

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço