O programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) pretende aumentar o número de fazendas certificadas em 2026, e seu período de adesões está aberto até março.


Você sabia que o Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR) é o padrão nacional de certificação socioambiental da cotonicultura brasileira?


A cada nova safra, cresce o número de produtores interessados em aderir ao protocolo. E com isso, também surgem muitas dúvidas. O processo é complexo? Vale a pena investir? Muitas mudanças são necessárias na fazenda??


Preparamos esta publicação para responder as principais perguntas sobre o assunto!


O que exatamente é o Programa ABR?


O ABR é uma certificação de boas práticas na cadeia da cotonicultura, criada pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) em parceria com associações estaduais filiadas.


A adesão ao Programa Algodão Brasileiro Responsável atesta que a unidade produtiva promove uma gestão responsável do ponto de vista ambiental, social e de governança, garantindo:




    • conformidade com a legislação trabalhista e ambiental;

    • segurança e bem-estar dos trabalhadores;

    • manejo responsável do solo e da água;

    • gestão eficiente da propriedade.


Ao ser certificado, o produtor passa a ser reconhecido no Brasil e no exterior pela sustentabilidade e rastreabilidade ao longo da produção da sua pluma.


A certificação ABR é cara?


Não! A adesão ao ABR é um investimento acessível e proporcional ao tamanho e estrutura da fazenda. Boa parte dos requisitos exigidos pela certificação já faz parte da gestão dos produtores que cultivam com responsabilidade, como:




    • documentação legal em dia;

    • cumprimento de normas trabalhistas;

    • manutenção de áreas de preservação;

    • uso racional de insumos;

    • treinamentos de segurança.


Como ser parte do Programa ABR?


Quatro etapas complementares devem ser trilhadas pelas unidades produtivas que desejam obter a certificação ABR:




    1. Adesão
      As associações estaduais filiadas à Abrapa orientam e acompanham todo o processo de adesão dos produtores. O corpo técnico oferece treinamentos e suporte para a formalização da participação no Programa ABR.



    1. Diagnóstico
      As associações aplicam o checklistprévio do Programa ABR para avaliar a conformidade da fazenda. Caso sejam identificados ajustes necessários, é elaborado um plano de correção com metas específicas a serem cumpridas.

    1. Auditoria independente
      As unidades produtivas passam por auditoria realizada por uma equipe independente, que verifica o cumprimento dos requisitos do protocolo e a veracidade das informações prestadas.

    1. Certificação e licenciamento
      Com o laudo positivo dos auditores, a fazenda recebe a certificação ABR. Além disso, ao atender requisitos adicionais, pode se qualificar para o licenciamento Better Cotton (BCI), ampliando o reconhecimento internacional da produção.


É difícil se adequar às exigências do ABR?


O Programa Algodão Brasileiro Responsável foi estruturado levando em consideração a realidade da cotonicultura brasileira, respeitando as especificidades e características das diferentes regiões do Brasil.


A melhoria contínua é a base da certificação e incentiva a evolução das boas práticas ambientais, sociais e de governança das fazendas a cada nova safra, com apoio das associações estaduais.


Proibição de trabalho infantil, análogo à escravidão, indigno ou degradante na propriedade rural, assim como a liberdade de associação sindical e a proibição de discriminação de pessoas, são itens de cumprimento obrigatório.


Confira o grau de conformidade necessário nos demais critérios (contrato de trabalho; segurança, saúde ocupacional e meio ambiente do trabalho; desempenho ambiental; boas práticas agrícolas):




    • 85% na 1ª safra;

    • 87% na 2ª safra;

    • 89% na 3ª safra;

    • 90% na 4ª safra.


Como obter o licenciamento Better Cotton?


Desde 2013, o Programa ABR atua em benchmarking com a Better Cotton (BCI), que gere o maior programa global de sustentabilidade do algodão. A parceria permite que os produtores certificados pelo ABR recebam o licenciamento BCI.


Ele é o protocolo internacional mais relevante para atestar boas práticas adotadas na produção da pluma. Para obtê-lo, as fazendas devem cumprir critérios sociais e ambientais adicionais durante o processo de auditoria.


Ficou interessado em conquistar o selo ABR?


Procure a associação do seu estado e inicie o processo de adesão da sua fazenda!


Quem planta algodão com responsabilidade, colhe mais oportunidades.

https://abrapa.com.br/2026/01/16/cinco

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 16

Responder esta

© 2026   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço