Os futuros do algodão fecharam a quinta-feira em terreno misto na Bolsa de Nova York. O vencimento julho fechou o dia com 1665 pontos de baixa e o dezembro recuando 12 pontos. Já o outubro de 2011 e o março de 2012 fecharam em alta
Os contratos referentes à safra 2011/12 foram estimulados pelas condições adversas de clima nos Estados Unidos. De acordo com o Centro de Monitoramento de Seca nos Estados Unidos, uma severa estiagem, a pior já registrada, já abrange todo o extremo norte do Texas. O estado é responsável por cerca de metade da produção norte-americana.
As expectativas sobre o quanto a safra norte-americana de algodão deve perder neste outono serão os fatores que balizarão o mercado. No próximo dia 12, terça-feira, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga mais um relatório de oferta e demanda traz números sobre as condições nos EUA.
No entanto, dados mais precisos só serão conhecidos em agosto, quando o departamento reporta um levantamento sobre a colheita.