Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Como a Döhler implementa os conceitos de ESG e Transformação Digital no dia a dia da empresa

Indústria têxtil catarinense investe em ações sociais, ambientais e de governança que contribuem para uma produção mais sustentável e ajudam a cuidar do planeta.

Indústria têxtil catarinense investe em ações sociais, ambientais e de governança que contribuem para uma produção mais sustentável e ajudam a cuidar do planeta – Foto: Dohler/DivulgaçãoIndústria têxtil catarinense investe em ações sociais, ambientais e de governança que contribuem para uma produção mais sustentável e ajudam a cuidar do planeta – Foto: Dohler/Divulgação

Quando entendemos que o futuro é escrito agora, todas as ações importam – e a Döhler sabe muito bem disso. Ao longo de seus 142 anos, a indústria têxtil catarinense sobreviveu a inúmeras mudanças e permanece inovando para continuar presente na vida das próximas gerações.

A implementação da Transformação Digital nos processos da empresa, assim como a preocupação com as práticas de ESG – ambiental, social e governança – colaboram para que a Döhler continue sendo uma das principais e mais sustentáveis indústrias têxteis da América Latina. Descubra como a empresa está contribuindo para um mundo mais justo, pacífico e sustentável.

Responsabilidade ambiental

A empresa adota práticas sustentáveis em todas as fases dos processos fabris, desde a escolha da matéria-prima até o final do ciclo de vida do produto – Foto: Dohler/DivulgaçãoA empresa adota práticas sustentáveis em todas as fases dos processos fabris, desde a escolha da matéria-prima até o final do ciclo de vida do produto – Foto: Dohler/Divulgação

Olhar para o futuro é cuidar do que temos hoje. A qualidade dos produtos da Döhler está diretamente ligada à preservação do meio ambiente e ao bem-estar dos colaboradores e da comunidade.

A empresa adota práticas sustentáveis em todas as fases dos processos fabris, desde a escolha da matéria-prima até o final do ciclo de vida do produto. Construiu o primeiro aterro industrial do Sul do Brasil e inaugurou, em 1980, a própria estação de tratamento de efluentes, minimizando os impactos no meio ambiente ao tratar 100% dos efluentes industriais e sanitários.

A indústria têxtil também investiu em uma tecnologia inovadora de estamparia digital, com o mínimo de consumo de água possível (praticamente zero). E em novembro deste ano completou o segundo ano gerando sua própria energia, resultado da instalação de mais de 2.300 placas fotovoltaicas no telhado da fábrica – o maior sistema de energia solar de Joinville e o terceiro maior de Santa Catarina.

A indústria têxtil investiu em uma tecnologia inovadora de estamparia digital, com o mínimo de consumo de água possível – Foto: Dohler/DivulgaçãoA indústria têxtil investiu em uma tecnologia inovadora de estamparia digital, com o mínimo de consumo de água possível – Foto: Dohler/Divulgação

E essas são apenas algumas das diversas iniciativas que a Döhler tem adotado. Seus esforços, inclusive, refletem em diversos prêmios, reconhecimentos e certificações importantes, como a ISO 14001, que estabelece diretrizes do sistema de gestão ambiental dentro de uma empresa, e o Certificado I REC – Renewable Energy Certificates, comprovando que a energia consumida pela empresa é proveniente de fontes renováveis.

Projeto Chamado 2027

Em seu 140º aniversário, em 2021, a empresa assumiu o compromisso de plantar 14 mil mudas de árvores até o ano de 2027; mais de 11 mil já foram doadas e plantadas.Desde então, a indústria têxtil tem mantido um esforço contínuo, distribuindo e plantando centenas de árvores a cada ano. Esse comprometimento demonstra não apenas uma responsabilidade ambiental, mas também impacto positivo na construção de um futuro mais sustentável.

Confira outras ações que a Döhler adota para cuidar do meio ambiente

Projeto Monitorando Rios - Dohler/Divulgação
66
Projeto Monitorando Rios - Dohler/Divulgação
Projeto Monitorando Rios - Dohler/Divulgação
16
Projeto Monitorando Rios - Dohler/Divulgação
Projeto Monitorando Rios - Dohler/Divulgação
26
Projeto Monitorando Rios - Dohler/Divulgação
Projeto Monitorando Rios - Dohler/Divulgação
36
Projeto Monitorando Rios - Dohler/Divulgação
Projeto Monitorando Rios - Dohler/Divulgação
46
Projeto Monitorando Rios - Dohler/Divulgação
Projeto Monitorando Rios - Dohler/Divulgação
56
Projeto Monitorando Rios - Dohler/Divulgação
Projeto Monitorando Rios - Dohler/Divulgação
66
Projeto Monitorando Rios - Dohler/Divulgação
Projeto Monitorando Rios - Dohler/Divulgação
16
Projeto Monitorando Rios - Dohler/Divulgação
  • Área arborizada de 425 mil m²;
  • Projeto Monitorando os Rios pela Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira;
  • Estamparia digital que usa menos água e quase não gera efluentes;
  • Sistema de captação de águas pluviais;• Reaproveitamento de energia térmica;• Reciclagem;
  • Geração de parte da própria energia;
  • Uso de combustível de fontes renováveis e limpas;
  • Carregadores para carro elétrico disponíveis na empresa;
  • Biomassa para a geração de vapor;
  • Monitoramento da qualidade do ar, da fauna na área do aterro industrial, das águas pluviais e subterrâneas e das emissões atmosféricas;
  • Inventário de gás de efeito estufa e diagnóstico dos principais fatores de emissão;
  • Máquina de alvejamento contínuo, que realiza três processos em um só – gerando mais economia de água e aumentando a produtividade;
  • Todos os efluentes gerados na empresa são tratados internamente e lançados atendendo a legislação vigente;• Reutilização de resíduos de algodão;
  • Reaproveitamento de 40% dos efluentes líquidos gerados.

Preocupação social

A letra S, na sigla ESG, está relacionada às práticas sociais da empresa, incluindo questões relacionadas à diversidade, equidade, condições de trabalho, direitos humanos e relação com as comunidades locais. Representando as práticas sociais, a Döhler também tem investido em ações que contribuem significativamente com o desenvolvimento de seus colaboradores e da sociedade, como os cursos de Libras, Técnico Têxtil e Gestante, além do Programa Jovem Aprendiz e o Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência (Abrace e Abrace Mais).

A empresa também apoia o projeto Dançando na Escola e o Retalhos do Bem. Para este último, doa toneladas de tecidos para a fabricação de colchas, capas de edredom, mantas, entre outras peças.

Projeto Retalhos do Bem: doação de naninhas e travesseiros para o Hospital Infantil – Foto: Dohler/DivulgaçãoProjeto Retalhos do Bem: doação de naninhas e travesseiros para o Hospital Infantil – Foto: Dohler/Divulgação

A indústria têxtil também patrocinou a nadadora surdoatleta Mariana Mello, joinvilense que participou do campeonato Mundial de Natação para Surdos (World Deaf Swimming Championships) na Argentina. A Döhler também oferece a seus colaboradores bolsas de estudo e convênios com diversas instituições de ensino e oferta os ensinos Fundamental e Médio Profissionalizante por meio do EJA, dentro da própria empresa.

ESG: Governança

O quesito Governança, presente na sigla ESG, se refere a estrutura de governança da empresa e inclui aspectos como transparência, ética nos negócios, responsabilidade corporativa e gestão de riscos. Confira como a Döhler implementa essa categoria:

  • Código de Ética;
  • Comitê de Ética;
  • Código de Conduta do Fornecedor;
  • Canais interno e externo de denúncias;
  • Cartilha LGPD e treinamento de política de privacidade de dados;
  • Cartilha sobre violência no trabalho;
  • Atualização e criação de políticas internas;
  • Ações constantes voltadas à saúde e segurança do trabalhador;
  • Parceria com o Programa Joinville Mais Bonita onde a empresa adota e cuida de espaços públicos;
  • Sistema SAP – transformação digital e padrão internacional de mercado;
  • ISOs 9001 (sistema de gestão da qualidade), 14001 (sistema de gestão ambiental) e 45001 (gestão da saúde e segurança).

A empresa também faz parte do Movimento ODS-SC desde 2021 alinhando suas práticas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com o propósito de construir uma sociedade melhor para todos.

Investimento em Transformação Digital

Assim como as práticas de ESG, a Transformação Digital se torna necessária para um presente e um futuro cada vez mais inteligente. E a Döhler também está investindo em tecnologias digitais para otimizar processos e cuidar das pessoas e do meio ambiente.

A indústria têxtil possui o Clic Döhler, uma plataforma que revolucionou a comunicação interna. Todos os serviços de RH estão disponíveis e os colaboradores podem ter acesso à folha de pagamento, informe de rendimentos, cardápio do restaurante, vale-transporte e outros serviços em um aplicativo fácil de usar.

O Sistema SAP (Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados) é outro grande investimento da empresa. Melhora a eficiência operacional, automatiza tarefas e simplifica processos complexos.

A Döhler também está prestes a implementar sua universidade corporativa, com cursos, minicursos, treinamentos, trilhas de aprendizagem, feedbacks e autoconhecimento. Uma série de materiais voltada ao desenvolvimento dos colaboradores.

Para saber mais sobre a empresa acesse o site: www.dohler.com.br

https://ndmais.com.br/meio-ambiente/como-a-dohler-implementa-os-con...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 30

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço