Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Aprenda a como usar o macacão: a peça única que se tornou uma tendência forte para os looks, sejam eles de Verão ou Inverno.

Na dúvida de boas combinações com as nossas próprias roupas — ou até mesmo na procura de algo diferente para nossos looks — acabamos nos esquecendo de uma peça que tem o poder de sanar ambos os problemas: o macacão.

Possuindo cortes e comprimentos completamente distintos, o macacão é um item no guarda-roupa que pode transitar entre as diferentes estações, tornando-se assim uma peça-chave da moda feminina para quem tem o poder de dominá-lo. Ainda não sabe como usá-lo no seu dia a dia? Acompanhe nossas dicas abaixo!

Aprenda a usar o macacão no Verão e no Inverno. Foto:Divulgação


Macacão de renda guipir promove um look romântico e delicado. Foto:Divulgação

Macacão de renda guipir promove um look romântico e delicado. Foto:...

Cuidados ao escolher o seu macacão



Macacões para o Verão ou para o Inverno. Foto:Divulgação

Macacões para o Verão ou para o Inverno. Foto:Divulgação

Mesmo que o macacão possua ótimos pontos positivos, ele traz um contra que pode acabar com a produção caso não seja dado a devida atenção: ele tende a aumentar (e muito) o tamanho do quadril. Sendo assim, mulheres que possuem a região dos quadris muito avantajada têm que evitar a peça.

Ainda seguindo a ideia de evitar a criação de volumes desnecessários, os macacões em tecidos leves — como a seda, a musseline ou o chiffon — só podem ser utilizados por quem realmente está com o corpo magro, pois estes modelos também podem engordar a silhueta feminina.

Entretanto, para aquelas que ainda querem apostar no macacão sem medo do aumento visual, a opção de modelos que possuem uma modelagem mais afunilada nas pernas, como as skinny e as cenouras, são certeiras para quem não usa o manequim 38.

Além disso, modelos confeccionados em tecidos mais encorpados e pesados são alternativas para quem quer passar longe da chance de ficar mais cheinha com o macacão, pois vestem melhor em quase todos os biótipos, e por se ajustarem melhor as curvas criam a possibilidade de formar um visual mais esguio.

Macacão fluído fica ótimo em mulheres mais magras. Foto:Divulgação Macacão com blazer é uma combinação perfeita para look de trabalho. Foto:Divulgação Macacão com estampas em preto e branco. Foto:Divulgação Looks informais com macacão. Foto:Divulgação

Macacão com estampa floral. Foto:Divulgação
Macacão com estampa floral. Foto:Divulgação
Macacão com decote em "V" profundo para ocasiões mais formais. Foto:Divulgação
Macacão com decote em "V" profundo para ocasiões mais formais. Foto...


Macacão para o ambiente de trabalho



Se você está decidida a empregar o macacão ao seu guarda-roupas, saiba que ele pode ser usado no ambiente de trabalho desde que possua a calça comprida e o decote em um modelo comportado. Além disso, o tecido empregado necessita ser dos mais encorpados, pois assim a peça se mantém no lugar e também não cria nenhum jogo de transparências — características completamente proibidas para um escritório. Uma dica para looks com macacões para o trabalho é combinar a peça com outra, como um blazer, por exemplo.

Macacão com decote careca. Foto:Divulgação
Macacão com decote careca. Foto:Divulgação
O macacão é uma das peças-chaves do guarda-roupa feminino. Foto:Divulgação
O macacão é uma das peças-chaves do guarda-roupa feminino. Foto:Div...



Macacões skinny podem ser combinados com slippers ou sapatilhas. Foto:Divulgação

Macacões skinny podem ser combinados com slippers ou sapatilhas. Fo...

Macacão para o dia a dia



Em ocasiões informais o macacão pode ser usado sem muitas restrições, pois não existe muitos empecilhos em relação a comportamentos. Peças mais curtas, estampadas ou com recortes mais ousados podem ser utilizadas sozinhas ou ainda com complementos, tais como acessórios elaborados e blazers coloridos, como os neons ou os estampados nas peças em tons sóbrios.

Qual sapato usar com o macacão?



Não são todos os sapatos que combinam com certos modelos de macacões, isso porque algumas peças possuem comprimento e barra em shapes que dificultam uma boa produção. A regra, em geral, tende a dar preferência para modelos de calçados que exibam o peito do pé quando o macacão for comprido, pois assim o efeito “pé fantasma” é descartado.

Peep toes, anabelas e scarpins são as melhores opções para modelos com calças mais compridas e com barra mais ampla, pois além de deixarem o peito do pé livre ainda contam com saltos que não deixam a barra do seu macacão arrastando. Entretanto, descarte qualquer modelo de calçado que possua o bico fino e pontudo e dê sempre preferência para os que possuem ponta arredonda.

Macacões estampados podem ser usados no Verão ou no Inverno. Foto:Divulgação Ankle boots combinadas com macacões. Foto:Divulgação Macacão com anabela. Foto:Divulgação Complementos em neon para macacões em tons sóbrios. Foto:Divulgação
Macacões estampados para o Verão. Foto:Divulgação Macacão com botas forma um look folk. Foto:Divulgação Look para o Verão com macacão e chapéu. Foto:Divulgação Macacões brancos são sinônimo de requinte. Foto:Divulgação



Caso o seu macacão deixe seu tornozelo a mostra — como os modelos que se assemelham a calças skinnys — ou seja mais curto, como os shorts, você pode dispensar o salto alto e apostar em sapatilhas e slippers, tornando o look mais casual e confortável.


Marília Luiza March


Marília Luiza March é estudante de Design de Moda pela Universidade Paranaense.
Atua como redatora no site, buscando informações nas principais tendências do mundo da moda, fotografia e jornalismo crítico.

http://www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~25013~n~como+usar+mac...

 

Exibições: 902

Responder esta

Respostas a este tópico

Adorei o conteúdo, adoro macacão.... obrigada.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço