Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
Ao lançar, nos Estados Unidos, a sua ferramenta de pagamento integrado Instant Check-out, o ChatGPT (OpenAI) passa a permitir compras diretamente na sua plataforma. Trata-se de um passo importante que suscita a questão do impacto da IA generativa nos percursos de compra e nos desafios de posicionamento para lá dos motores de pesquisa.
Um usuário pode agora descrever ao ChatGPT o produto que procura, bem como o orçamento disponível, receber uma seleção de produtos e encomendar diretamente na própria plataforma. O sistema assenta no Agentic Commerce Protocol, desenvolvido com a empresa Stripe, e é de código aberto, para que os comerciantes o possam integrar rapidamente. Os comerciantes pagam uma "pequena comissão" (sic) sobre as compras efetuadas, ao passo que o serviço é gratuito para o cliente.
"Para os vendedores, é uma nova forma de chegar a centenas de milhões de pessoas, mantendo o controlo total dos seus pagamentos, dos seus sistemas e das suas relações com os clientes", explica a OpenAI, que pretende atrair rapidamente os comerciantes: "Estamos a desenvolver este protocolo e a disponibilizar, desde hoje, documentação para permitir que os comerciantes e programadores interessados comecem a criar integrações."
Sendo a Etsy a primeira plataforma abrangida, a OpenAI indica que mais de um milhão de comerciantes que operam na Shopify, bem como marcas como a Glossier, a Skims, a Spanx e a Vuori, se juntarão em breve à oferta disponível. Do ponto de vista técnico, o ChatGPT anuncia para breve a chegada dos "multicarrinhos", que permitirão a compra simultânea de vários produtos.
E quanto à natureza dos resultados? A empresa garante que estes se baseiam apenas na sua relevância para a pesquisa do utilizador e que são, portanto, "naturais e não patrocinados". Resta saber até quando, sendo mais do que provável que, a prazo, surjam secções patrocinadas nos resultados.
Além do comércio, esta entrada do ChatGPT no percurso de compra lembra que a IA está agora a pôr em causa o modelo dos motores de pesquisa. Em particular o do Google, financiado pela compra de palavras‑chave, e que condicionou todo um segmento da atividade comercial à otimização do posicionamento orgânico (ou SEO).
Motores de pesquisa e comerciantes online em alerta
Nos últimos doze meses, se multiplicaram os estudos internacionais sobre a migração dos utilizadores dos motores de pesquisa tradicionais para as IAs conversacionais. Há um ano, a quota de mercado do Google desceu abaixo dos 90% pela primeira vez desde 2015, de acordo com um inquérito da agência Innovating with AI. Um inquérito AI Search Archetypes, realizado na primavera, indicava que 43% dos utilizadores recorrem agora diariamente à IA nas suas pesquisas.
Claro que os grandes players tecnológicos não ficaram para trás: a Alphabet (Google) lançou o Gemini. A Microsoft está a desenvolver o Bing com IA, a Apple está a fazer evoluir o seu assistente Siri para "Apple Intelligence", a Samsung aposta na Galaxy AI… Os comerciantes também não ficam atrás e têm integrado gradualmente a IA às suas próprias aplicações e portais, para responder às expectativas crescentes dos utilizadores.
A indústria da moda não é exceção. Há um ano, a Amazon, o maior vendedor de vestuário nos Estados Unidos, lançou o Rufus, a sua IA que permite procurar um produto por simples descrição. Líder europeia da moda online, a Zalando também se dotou do seu próprio assistente de pesquisa alimentado por IA.
Mas, resta saber se estas ofertas estarão à altura da capacidade ofensiva que o ChatGPT tem acumulado: a IA conversacional reivindica mais de 700 milhões de utilizadores que se ligam semanalmente. O que, aliado à sua ferramenta de compra, pode fazer da plataforma uma nova forma de marketplace.
Este artigo é uma tradução automática.
https://br.fashionnetwork.com/news/Compras-atraves-do-chatgpt-chego...
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry.
Ativado por