Compras através do ChatGPT: chegou o momento de virada do comércio impulsionado pela IA?

Ao lançar, nos Estados Unidos, a sua ferramenta de pagamento integrado Instant Check-out, o ChatGPT (OpenAI) passa a permitir compras diretamente na sua plataforma. Trata-se de um passo importante que suscita a questão do impacto da IA generativa nos percursos de compra e nos desafios de posicionamento para lá dos motores de pesquisa.


Shutterstock


Um usuário pode agora descrever ao ChatGPT o produto que procura, bem como o orçamento disponível, receber uma seleção de produtos e encomendar diretamente na própria plataforma. O sistema assenta no Agentic Commerce Protocol, desenvolvido com a empresa Stripe, e é de código aberto, para que os comerciantes o possam integrar rapidamente. Os comerciantes pagam uma "pequena comissão" (sic) sobre as compras efetuadas, ao passo que o serviço é gratuito para o cliente.

"Para os vendedores, é uma nova forma de chegar a centenas de milhões de pessoas, mantendo o controlo total dos seus pagamentos, dos seus sistemas e das suas relações com os clientes", explica a OpenAI, que pretende atrair rapidamente os comerciantes: "Estamos a desenvolver este protocolo e a disponibilizar, desde hoje, documentação para permitir que os comerciantes e programadores interessados comecem a criar integrações."

Exibições: 23

Responder esta

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço