Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Conheça as inovações tecnológicas para fabricar roupas de forma rápida e sustentável

As inovações tecnológicas estão aos poucos tornando a moda mais sustentável, através de novas formas de produção têxtil que sejam mais eficientes e baratas através da mecanização, evitando assim o desperdício de água, energia e matéria prima além de eliminar a poluição. Veja a seguir algumas empresas que criaram novas tecnologias para a produção de roupas e estamparia de forma mais sustentável.

Durante a Feira Internacional de Denim BLUE ZONE, que acontecerá entre os duas 30-31 de agosto em Munique, quatro empresas líderes da cadeia têxtil e fornecimento de roupas vai lançar um conceito de jeans com elastano chamado DEN/IM, I am DENIM que traz uma nova inovação para a linha athleisure. Roupas que são super confortáveis de usar por causa da elasticidade e caimento que podem ser usadas da academia para o trabalho e são o novo “must-have” de acordo com a empresa italiana construtora de máquinas de tricô Santoni.

A Santoni fez uma cooperação com a Lenzing, Unitin e Tonello para a criação de novos produtos de jeans com elastano usando seus sofisticadíssimos teares circulares sem costura. O futuro da moda sustentável depende de tecnologias como as da Santoni para fabricar coleções inteiras de roupas sem costura que já saem prontas da máquina. Esse processo de fabricação é altamente personalizável, não precisa de mão de obra humana, não desperdiçar matéria prima, água, energia, além de ser rápido e  eficiente.

Conheça as inovações tecnológicas para fabricar roupas de forma rápida e sustentável stylo urbano-1

“Este novo conceito de fabricar jeans, nunca visto anteriormente em peças de vestuário sem costura, se encaixa perfeitamente no nosso estilo de vida em rápida evolução. Além disso, o mercado de jeans tradicional pode se beneficiar da produção “feita na hora” e roupas semi-acabadas adaptadas para a rápida mudança que a moda precisa “, explica Patrick Silva, diretor de marketing da Santoni.

A novíssima  máquina Santoni  SM8/ EVO4J GG20 tem sido utilizada para o desenvolvimento de uma coleção cápsula que oferece conforto ao corpo através de uma peça jeans esportiva, chique e na moda da cabeça aos pés. Este conceito de produto aumenta ainda mais a ideia da inovadora malha denim para jeans como um contra-ponto ao tecido tradicional de denim. O DNA genuíno do denim é mantido com a ajuda da Lenzing, Unitin e Tonello.

Grande atenção foi dada aos aspectos ambientais da fibra celulósica Tencel para os acabamentos de baixo impacto desenvolvidas pela Tonello, como laser e ozônio. Além disso, a nova máquina de tricô 3D da Santoni dispensa várias máquinas no fluxograma de produção, menores custos de energia e um processo de produção mais curto, diz a empresa.

De acordo com Santoni, DEN / IM é um produto totalmente novo e revolucionário para a moda athleisure, focada no conforto, estilo, desempenho, flexibilidade e design sem costura que não existia antes: um verdadeiro Denim que vai além de si para mudar as regras do jogo. Quem não vai gostar da concorrência são as tecelagens de denim com certeza. O vídeo abaixo mostra a tecnologia de fabricação do jeans sem costura da Santoni que também fabrica roupas sem costura.

A italiana Cifra SpA, é uma das líderes mundiais no campo de roupas de malha sem costura, através de sua inovadora tecnologia patenteada ‘WKS’ que consegue criar desenhos incríveis na malha. A Cifra fica na cidade de Milão no norte da Itália e é comandada pelo empresário Cesare Citterio cuja produção de alta qualidade de roupas requintadas trabalha para muitas das principais marcas do mundo, incluindo Victoria Secret, Hanesbrands, Calzedonia, Wolford, Jonathan Aston entre outras.

Cifra é uma das poucas empresas no mundo que tem explorado o verdadeiro potencial da tecnologia de fabricação de malha sem costura e Citterio é a força motriz por trás da história de sucesso. A tecnologia da máquina foi desenvolvido por Karl Mayer na subsidiária japonesa da Nippon Mayer há alguns anos, mas nos últimos anos cresceu bastante o interesse na tecnologia após a adição da tecnologia “piezo jacquard” que ampliou a padronização e aumentou o potencial.

Conheça as inovações tecnológicas para fabricar roupas de forma rápida e sustentável stylo urbano-2

As malhas fabricadas pela Cifra podem ser vistas nas passarelas de Milão e Paris. Uma série de patentes e desenhos registrados visa proteger os clientes de alto perfil da empresa. Sob a orientação cuidadosa do Citterio as máquinas de jacquard WKS tricotam várias peças de vestuário sem costura simultaneamente lado a lado.

Com sua programação de produção 24 horas, a empresa italiana tem a capacidade de produzir 150.000 pares de meias por dia. Veja abaixo os desenhos vazados intricados que a empresa é capaz de produzir com sua tecnologia de jacquard. O que falta agora são máquinas que tecem roupas de tecido plano. Quando isso acontecer será uma solução perfeita para solucionar tantos problemas na fabricação de moda.

Cesare Citterio mostra toda sua capacidade de comunicar seu conhecimento e paixão expondo em detalhes todo o processo de fabricação da tecnologia WKS e descreve suas vantagens em relação a tecnologia de malha circular sem costura de seus concorrentes. Fascinante!

A empresa israelense Kornit Digital não é uma fabricante de malha mas sim uma das líderes mundiais em máquinas de estamparia digital. A empresa desenvolve, fabrica e comercializa soluções de impressão industriais e comerciais para as indústrias de vestuário, vestuário e têxteis. A Kormit criou a impressora digital Kornit Allegro que utiliza as tintas NeoPigmentTM que são 100% biodegradáveis, e o processo de estamparia diminui consideravelmente o consumo de energia e elimina a utilização de água

A Kornit Allegro imprime digitalmente em uma ampla variedade de tecidos com apenas uma impressora e um conjunto de tintas NeoPigment TM criando combinações de cores vivas em todos os tipos de tecido. A impressora digital foi projetada pensando na sustentabilidade e não necessita de quaisquer processos externos, tais como pré-tratamento, vapor e lavagem do tecido.

Outra impressora incrível que pode fazer impressão colorida direta sobre camisetas personalizadas branca, preta ou colorida é a Kornit Avalanche que você pode ver abaixo. A máquina é uma estamparia compacta completa que estampa tudo sozinha. Só mesmo a inovação tecnológica poderá substituir antigos hábitos de fabricação de moda poluentes por algo mais sustentável, prático, rápido e barato.

Libriano curioso e inquieto que queria ser arquiteto mas se formou em artes plásticas e se tornou decorador, mas finalmente acabou mesmo se apaixonando pela moda.

Exibições: 1006

Responder esta

Respostas a este tópico

"não precisa de mão de obra humana",  pronto! cheganos a era dos jetsons, seria bom que este ignobil que tem estas ideias, tivesse um comprimido para comer na hora das refeiçoes, ah nao aguento mais tanta burrice e estuidez

  Cifra é uma das poucas empresas no mundo que tem explorado o verdadeiro potencial da tecnologia de fabricação de malha sem costura e Citterio é a força motriz por trás da história de sucesso.

Impossivel estancar a tecnologia, mas ver estes videos depois de ler sobre a falencia das texteis de Brusque deixa um gosto amargo , sem duvida...

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço