Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Conheça Izaura Demari, a brasileira que virou ícone fashion aos 78 anos

Quem olha para a paranaense Izaura Demari não imagina que ela se tornou digital influencer e fashionista apenas aos 78 anos. Com cabelos prateados, zero procedimentos cirúrgicos, looks nada discretos e muita simpatia, a musa da melhor idade vem conquistando cada vez mais a internet e o mundo offline, que cai rapidamente nas suas graças.

De calça salmão, camisa branca com plumas, salto com pelo menos 10 cm e chapéu, ela me recebeu ao lado do filho, braço direito e assessor, Marcio Demari, no saguão do hotel Maksoud Plaza. Não poderia ser diferente esse cenário, que orna com seu glamour. Ostentando curtos cabelos grisalhos e pouca maquiagem, ela é uma distinta senhora, que não passa despercebida.

Vocação para avó ela tem, inclusive tem bisnetos. Mas não se limita a ser uma simples vovozinha e nem a um mero fenômeno midiático. Aos 78 anos, ela quer mais é viajar e curtir a vida, mesmo que seja na constante e cada vez mais intensa ponte aérea entre Florianópolis, onde vive, e São Paulo, cidade onde cumpre alguns compromissos, como presença em gravações, fóruns de longevidade e a São Paulo Fashion Week. Tá bom pra você?

Izaura também já estampou muitas entrevistas, inclusive internacionais.

Com o mesmo garbo da Rainha da Inglaterra (mas muito mais extrovertida!), Izaura adora tomar chá. Nosso encontro, porém, foi regado a café e algumas risadas, enquanto ela falava sobre a foto mais polêmica de sua história, em que aparece pelada. “Foi normal, como se eu estivesse de biquíni. As amigas me questionavam como eu tinha coragem de tirar foto de lingerie, aí resolvemos fazer essa brincadeira. Quem sabe assim as deixava mais contentes“. A provocação foi tão certeira, que viralizou, chegando a mais de 50 mil curtidas e quase 30 mil compartilhamentos no Facebook.

Antes de virar influencer, a vida era mais pacata. Morava em sítio em Londrina e se dedicava a cuidar da casa, dos filhos, dos netos e das flores que mantinha no orquidário. Nesse caso, contava com a ajuda do falecido marido, com quem viveu por 42 anos. “Em todo canto que eu ia, sentia saudade dele. Aí mudei de casa, me desfiz das flores e depois troquei de cidade”, disse.

Foi após ficar viúva que a fashionista teve uma transformação no estilo de vida. “Meu pai era um pouco conservador, então tinha muita coisa que ela nem podia usar. Ela então começou a utilizar peças que não vestia. Mas não teve um planejamento, foi acontecendo ao longo dos anos”, explicou Marcio, que ajuda a compor os looks, mas garante que Izaura tem total liberdade de escolha.

Eu sempre fui uma mulher feliz, sabe. Passei pela doença sem depressão. Na verdade fiquei mais vaidosa do que eu era.

Ao lado do caçula, passou a viajar bastante e, aos poucos, foi repaginando o visual outrora discreto. Logo começou a chamar a atenção nos lugares que ia e a sair em sites e revistas, inclusive internacionais. “Quando saí no jornal da cidade foi o maior bafafá. As amigas me viram lá e perguntavam ‘o que aconteceu com a Izaura?'”, contou ela, aos risos.

Na nova roupagem, as estampas e cores alegres foram aparecendo. Os acessórios ganharam mais destaque, o salto alto não sai do pé e chapéu virou sua marca registrada. Não se trata apenas de um detalhe estiloso, mas sim de um reforço na proteção contra raios solares, visto que ela teve câncer de pele. O episódio trouxe um olhar mais atento para a saúde e a boa alimentação, e foi superado com mais doses de amor próprio.

 

Para a fashonista, a moda tem que ser divertida. Às vezes está mais Baddie Winkle, às vezes mais Miranda Priesly. Mas a junção de todas essas referências somadas ao que ela gosta de usar resulta mesmo é em Izaura Demari. Ela e o filho não perdem a oportunidade de garimpar peças em brechós e lojas de tecidos, para fazer suas extravagantes kaftans sob medida. Marcio afirmou que a principal preocupação é que seja sempre algo acessível. “A gente não precisa gastar para se vestir bem. E dessa forma encontramos coisas quase exclusivas.”

O fato das peças não serem caras traz mais liberdade e desapego. Izaura não se incomoda em doar as roupas para ir renovando o guarda-roupa.

De tecnologia ela não entende. Quem comanda o Instagram, com mais de 35 mil admiradores, é Marcio. Não se deslumbra com os números, porém. É uma mulher simples, sorridente, de fala mansa e que se diverte com a fama. “Ah, é gostoso. Esses dias na feira de longevidade, nossa senhora…eu não conseguia andar lá dentro”. Na ocasião, desfilou e conheceu várias celebridades.

Ao ser questionada sobre suas ídolas, acabei sugerindo a Ana Maria Braga como musa inspiradora. “Adoro! Via ela todo dia enquanto fazia esteira”, disse Izaura, que logo emendou: “mas eu gostava muito da Inezita Barroso e da Hebe. Era linda. Até chorei quando ela partiu daqui“.

Marcio diz que a mãe recebe muitas mensagens de senhoras que se dizem inspiradas por ela, mas Izaura interrompe pra falar de um episódio específico. “Um rapaz me levou até pra dançar! Solteira eu dançava a noite inteira. Mas fazia anos que eu não dançava mais. Foi uma farra, né, filho? Acho que a mais ‘véia’ do baile era eu”.

Moda é estado de espírito e Izaura transparece isso, vivendo cada dia intensamente. Passados tantos compromissos profissionais em São Paulo, ela quer apenas uma coisa: “só penso em chegar em Floripa e as amigas me pegarem lá no shopping!”.

Izaura e o filho estão sempre viajando e garimpando peças diferentes

 

https://www.hypeness.com.br/2019/10/conheca-izaura-demari-a-brasile...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 506

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço