Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

As conchas do marisco são a matéria-prima para os objetos com design inspirado nos corais

Por Raquel Medeiros

O mar é o parceiro de uma vida inteira. Na linha do horizonte, até onde a vista alcança, as marisqueiras de Acaú - praia do município paraibano de Pitimbu - enxergam nele a certeza do alimento à mesa e do sustento. É também, além de lugar das extensas jornadas de trabalho, a porção mais doce que agora inspira um mergulho na arte. Desde o mês de junho, entre as horas em que não estão revirando a areia para a cata do marisco, as mãos entregam-se ao design. Com arame, fio de algodão e uma camada de conchas trituradas elas dão vida a vasos, fruteiras e luminárias na forma de corais coloridos. O arrecife artesanal - fruto da consultoria do designer Sérgio Matos através do Programa Expoart do Sebrae Paraíba - estabelece o elo da sustentabilidade com a identidade cultural.

Vermelhos, amarelos, laranjas... As cores multiplicam-se nas peças da coleção "Corais de Acaú" e pintam para o grupo de 18 mulheres a rota de navegação pelo universo do design. A sede da Associação das Marisqueiras de Acaú é o estúdio improvisado onde a cada quinzena as novas artesãs recebem a consultoria e exercitam o desenvolvimento dos produtos. O encontro dá sequência às ações para aperfeiçoar as técnicas utilizadas no processo criativo e aguça o senso crítico e estético. Mais que dobrar arames e enrolar fios que reproduzem o formato do coral Chifre de Alce (Staghorn Coral) as lições estimulam o olhar sobre a homogeneidade da produção e a capacidade de elaborar outros objetos.

O vínculo do mar espraiado nas experiências de vida das mulheres surge convertido na essência do projeto. "O descarte das conchas do marisco delimitou o ponto de partida. A proposta do Sebrae era transformar a matéria-prima presente no cotidiano delas e na economia do município em design. O desafio representou inúmeros ensaios até chegar à definição do produto. O mais gratificante é perceber que a forma e textura das peças elaboradas pelo grupo aproximam-se com fidelidade dos corais que as inspiram. Esse fator diz muito da originalidade do material e do empenho colocado no trabalho. Pontos que são determinantes para o mercado", assinala Sérgio sem esconder o orgulho de fazer parte das mudanças que ancoram na comunidade.

Design Intrigante

As histórias são diversas, como as faixas etárias. Com idades entre 19 e 58 anos a experiência das marisqueiras de Acaú com o design traz à tona habilidades adormecidas, desperta desejos e expõe reflexões. O olhar vivaz e o tato apurado acostumados a detectar o marisco nas baixas da maré entregam-se ao sabor de desbravar as próprias potencialidades. "Tudo é intrigante. Quando a gente vê a peça pronta fica imaginando o quanto ela é importante. Primeiro, pela maneira como é feita. Depois, por saber que ela acaba falando da nossa relação com o marisco e da riqueza natural do próprio lugar. Ela fala da gente e de Acaú", reflete Marizete Ferreira, 45 anos, com o profundo reconhecimento de que o design é um divisor de águas na sua vida.

A autoestima içada pelo projeto transborda no cotidiano do grupo. No sobe e desce das marés, no balé das ondas e na cata do marisco sopram ventos de prosperidade. "Me sinto fantástica... É muito bom ver que as pessoas estão admirando o nosso trabalho", destaca Alba Maria Pereira, que aos 31 anos incorpora o design como bússola para direcionar caminhos que começam no Salão de Artesanato da Paraíba, em dezembro deste ano. A mesma sensação bate à porta da irmã Anamaria, 37. O brilho nos olhos fala mais que o seu estado de espírito assim resumido: "Maravilhada". A palavra que começa sua escrita com o "mar" deságua o sentimento coletivo de otimismo e esperança. Maré cheia para sonhar!   

 

Serviço:

Sérgio Matos

Corais de Acaú: (83) 9629 4986

Matéria publicada Nas Entrelinhas

Exibições: 538

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço