Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Cresce o Consumo no Brasil de Produtos Importados - Têxtil é o Mais Sacrficado

Exibições: 553

Responder esta

Respostas a este tópico

Esta manha resolvi fazer algumas compras, entrei em uma das Lojas Pernambucanas e Flamboyan aqui no centro de Rondonóplis MT, fiquei impressionado e com medo ao mesmo tempo( pois trabalho em uma indústria textil).OLhei camisas, bermudas,mochilas,brinquedos e percebi que a coisa esta mas grave  do que pensamos. Nas etiquetas de fabricação  constatei que 80% dos produtos destas lojas estão vindo da China. E alguns destes produtos até que tem uma boa qualidade. A pergunta que não quer calar é: como competir com eles? se o governo facilita quase tudo por lá!!! e aqui  nada de concreto se tem feito??estamos assistindo tudo de camarote,vendo uma a uma das nossas indústrias texteis se fecharem e muitos dos nossos amigos desempregados. Estamos de mãos atadas.

Welington Paiva

a FIESp  fala ...e fala....Giannetti.....FIESP, ABIT.....Zeca Dirceu....ABITEX ..etc..etc...vcs lembram desta reportagem???

Brasil suspende polêmica licença prévia para importações

Rio de Janeiro, 28 jan de 2009 (EFE).- O Governo federal suspendeu hoje a exigência de licença prévia para a importação de centenas de produtos, medida que tinha causado polêmica entre empresários locais e de países vizinhos, informaram fontes oficiais.


A decisão foi anunciada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, após discuti-la com o ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, que está de viagem pelo Magrebe.


A suspensão da exigência de licença prévia tem como objetivo "pôr fim aos mal-entendidos" que surgiram nos últimos dias, disse Mantega.


Desde a segunda-feira passada, uma lista que reúne cerca de 60% das importações do Brasil requeria a aprovação prévia do Ministério, que era concedida em um prazo de 60 dias.


Várias organizações empresariais criticaram a medida, que interpretaram como um retorno ao protecionismo existente até os anos 80, mas o Governo insistiu em que era de caráter "técnico" e que não dificultaria as compras internacionais.


O Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio assegurou que nas primeiras semanas concederia a aprovação automática para evitar transtornos, mas após um dia de aplicação, já tinham recebido denúncias de atrasos nos trâmites na fronteira com o Uruguai.


Mantega lembrou que o espírito da medida era realizar uma "monitoração mais precisa" dos produtos importados, por causa "do comportamento da balança comercial em janeiro".( de 2009)


Até 25 de janeiro( de 2009 ) , a balança comercial brasileira apresentava um déficit de US$ 645 milhões, o que se explica por uma queda de 24,9% das exportações, muito mais abrupta que o retrocesso de 8,8% das importações no período.


Fonte site Uol Economia

agora...vamos que vamos!!!!somente a ABITEX, pelo seu ""ilustre"" presidente Joanatan ....e mais uma leva de ""empresarios/tradings...é que adoraram a medida!!!!!

Se o Brasil quer competir de verdade , porque nao estimular a industrializacao do nosso fio de algodao incentivando nao a exportacao do algodao em pluma mas do nosso fio?

PORQUE NAO CRIAR TARIFA DE ENERGIA ELETRICA DIFERENCIADA PRA INDUSTRIA E INCENTIVAR INDUSTRIAIS COM FINANCIAMENTO PRA PRODUCAO DE ENERGIA ELETRICA E OU EOLICA? Temos a energia eletrica mais cara do mundo, assim nao da. Alas tudo no Brasil e o mais caro do mundo em dolar , hoje e so viajar e notar essa distorcao...

Isso ja largamente utilizado na INDIA , na Turquia.

Agora ou reduzimos nosso custo e ganhamos competitividade ou nao termos mais industria no Brasil isso e claro..viveremos de exportacao de minerio , soja e do Pre Sal!!

Agora o que necessita deconhecimento , investimento como a industria esta condenado nesse pais.

Pergunte a qualquer jovem de classe media , ele prefere ser funcionario publico e ganhar um salario fixo constante ou ter uma empresa e partir pra enfrentar esse monte de impostos, burocracia e dificuldades?

O Brasil precisa criar uma politica economica pro producao e nao pro burocracia...

Brasilia arrecada muito e entrega pouco, o Brasil deveria voltar a ser mais estadual e menos federal. Ja foi no passado mas os bancos estaduais quebraram e com eles tudo precisou federalizar. E hora de retorno em outras bases sem banco estadual. E hora de baixar imposto no pais e diminuir estado burocratico.

Sao Paulo poderia dar exemplo, criar linha especial pra industria baixar Icms na energia por exemplo mas estamos num pais acostumado sempre arrecadar mais,,,nunca diminuir...imposto.

Jose Ailton.....nao são apenas os sindicados  que outrora faziam o que queriam  objetivando explorar industriais que geravam empregos!!! esfolavam os pobres coitados empresarios,  ajudado pelo ""inocentes uteis"" dos trabalhadores!!!  e agora nada fazem...alias a CUT negou a participar de reunião simplesmente por sentir-se ""ofendida"" devido a cobrança nao obrigatoria da contribuição sindical!!! é uma ""raça miseravel"" de exploradores !!!! tenho 14 funcionarios, e eles simplesmente pararam de pagar!!! nao são mais associados ao sindicato!!!! pois nunca lhe serviram para nada!!! somente sabem AGITAR!!!!!!! e ENROLAR!!!!!

alias nao somente eles, mas temos tb entidades de classe que nao defendem a industria textil, tais como a ABIT, FIESP - que deveria ter uma atuação marcante!!!! temos tb o de santa catarina que é notorio sua defesa em prol dos importados.....e a ABITEX que seu presidente defende com unhas e garras a importação, ( ja tem 2 artigos dele neste blog )  sendo que sequer sabe diferenciar materia prima de produtos.....vejo apenas um bando de incopetentes, que recebem altos salariosaliados a politicagem etc,.,...etc....que na realidade nao estão dando a minima para a industria textil e de outros setores tb !!!!!! alias temos diversos politicos , inclusive Zeca Dirceu, que participa deste blog....mas ate agora nao deu as caras!!!! alias nem no proprio facebook !!!!!!.....e assim segue ......toda a industria morrendo no Brasil, nos seus mais diversos setores.....e a corja de governo incompetente que temos e nao toma atitude....lembremos ( ja postei neste blog ) que emk janeiro de 2009 , o nosso amado ministro Mantega e mais o ministro de desenvolvimento acabaram com a licença previa de importação!!! veja que acumulamos uma serie de medidas erradas que este governo boçal tem tomado...alias as poucas medidas que se tomam.....na realidadede o país vai a bancarota......e nao se aperceberem disto!!!!  é apenas uma ""marolinha"" !!!!!!!!!!!!

adalberto 19 9764 7960

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço