Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Criatividade ‘Costura’ Diferencial para Empresas do Vestuário, de Olho na Copa

Palestra do Sebrae/PR, realizada em Maringá e destinada a empresários do setor têxtil e de confecções da Região, dissemina conceitos de inovação; programa de ações inclui mais atividades gratuitas ainda este ano ...

 

Criatividade e design, sem dúvida, são fatores essenciais para que empresários do setor têxtil e de confecção ‘costurem’ diferenciais para seus produtos, com vistas em aproveitar a Copa do Mundo de 2014. Pensando nisso, o Sebrae/PR promoveu em Maringá, no noroeste do Paraná, o workshop “Criatividade como diferencial competitivo”.

A capacitação foi ministrada na última terça-feira, dia 13, por Eloi Zanetti, consultor de marketing e fundador da Escola de Criatividade, com o auxílio de Jean Sigel, especialista em gestão de eventos e pesquisador sobre o tema criatividade. A palestra é a primeira de uma série de ações do Programa Sebrae 2014, que objetiva orientar empreendedores e empresários de micro e pequenas empresas de olho em oportunidades de negócios antes, durante e depois do Mundial.

O consultor do Sebrae/PR e gestor do Projeto Polo do Vestuário no Noroeste do Paraná, Élvio Saito, destacou que o Programa aproveita a ocasião dos eventos esportivos para incentivar o aperfeiçoamento contínuo dos produtos na área de moda. Para isso, a entidade oferece, gratuitamente, uma série de capacitações, que inclui palestra, oficinas, consultorias e encontro de negócios.

“O setor está cada vez mais concorrido e uma forma de ‘driblar’ as dificuldades é utilizar a criatividade para desenvolver moda e marca, e não somente confecção. Assim, os empresários agregam valor às produções de nossa Região, contribuindo para estruturar, fortalecer e aumentar a competitividade do setor não só durante a Copa Mundial de 2014, mas depois também”, destacou.

Élvio Saito acrescentou ainda que a ideia é de que os empresários passem para seus produtos a brasilidade, fugindo do óbvio, que é o verde e amarelo. “Eventos como a Copa são um boa ‘escola’ para os pequenos negócios ganharem mercado”, reforçou.

Durante a palestra, cerca de 30 participantes puderam aprender que a criatividade e a inovação estão intimamente relacionadas. “O potencial criativo está em todos os componentes da empresa e extrapola o setor de criação, passando por todos os departamentos. Observar as circunstâncias e utilizar o potencial criativo também é uma forma de buscar a diferenciação no mercado”, enfatizou Eloi Zanetti.

O especialista também assegurou que a criação de um ambiente favorável à criatividade e uma gestão mais adaptável e flexível às rápidas mudanças de mercado devem ser prioridade das empresas do setor. “O trabalho conjunto de compartilhamento de ideias e a curiosidade, que permite acumular um grande volume de informações, estimulam e favorecem a criatividade. Muitas vezes, a solução está na simplicidade, por isso, é preciso incorporar um estado de viver criativo”, destacou Eloi Zanetti.

Para Oséias Gimenes, presidente do Arranjo Produtivo Local (APL) do Vestuário Cianorte-Maringá, a palestra conscientizou os empresários sobre a importância da criatividade nas organizações com vistas no desenvolvimento de produtos mais assertivos. “O programa de capacitação está sendo realizado com uma antecedência boa em relação aos eventos esportivos. Certamente os empresários terão tempo para se preparar”, enfatizou.

A empresária Ivone Celestino de Assis, também participou da palestra e elogiou a iniciativa. “A capacitação foi excelente e bem dinâmica. Os empresários puderam interagir com o palestrante e expor suas dificuldades. Com certeza auxiliou quem atua diretamente com a criação de produtos e também os empresários que não são criadores, mas que puderam perceber a importância de colaborar com o processo criativo da empresa”, disse, afirmando que as expectativas para as próximas ações são muito positivas.

Oficinas
A próxima etapa da capacitação será a realização da oficina “Desenvolvimento de Produto” que será realizada no próximo dia 29, das 8 às 18 horas, no Sebrae/PR em Maringá. A proposta é apresentar aos empresários o valor do design brasileiro e paranaense e como esses elementos se transformam em produtos inovadores, com maior rentabilidade e potencial e vendas.

Os empresários também poderão agendar consultorias individuais entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Mais informações, inscrições e agendamentos devem ser feitos no Sebrae/PR, que fica na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.116, telefone (44) 3220-3474, em Maringá.

Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

Informações para a imprensa:
Savannah Ações em Comunicação - empresa licitada do Sebrae/PR
Jaqueline Gluck (41) 3035 5669 ou (41) 9602 7541
Assessoria de Imprensa Regional Noroeste: Graziela Castilho
(44) 9904-3535 - jornalismomaringa@savannah.com.br
Leandro Donatti – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

Fonte:|http://www.pautas.incorporativa.com.br/a-mostra-release.php?id=14413

Exibições: 216

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço