Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Debate Reunirá Oskar Metsavaht, Paulo Borges e Ministro do Meio Ambiente da Itália

Oskar Metsavaht – Divulgação

Nesta quinta-feira, 14 de Junho, na Sala de Desfiles 3, na Bienal de SP, durante a SPFW, será apresentado ao publico o projeto “Traces”, fruto da cooperação ítalo-brasileiro  que rastreou a pegada de carbono e os impactos sócios ambientais de seis e-fabrics usadas pela Osklen. Durante o evento, acontece também uma mesa redonda na qual será discutida a sustentabilidade na moda. O debate será composto por Corrado Clini do Ministério do Meio Ambiente Terra e Mar (IMELS), pelo presidente do Instituto-e e diretor de criação da Osklen, Oskar Metsavaht, por Mario Garnero, presidente do Fórum das Américas, por Rafael Cervone, diretor do Programa TexBrasil, da Abit, e o mediador será Paulo Borges, diretor criativo do SPFW.

Os resultados do ‘Traces’ podem ser vistos na entrada da Bienal, no formato de uma grande instalação, que projeta imagens, texturas, produtos finais, dados do desenvolvimento e os resultados do projeto.

Sobre o Traces

Em junho de 2011, o Instituto-E e o Ministério do Meio Ambiente da Itália, em parceria com o Fórum das Américas e o Senai-Cetiqt, rastrearam a pegada de carbono e os impactos socioambientais de seis e-fabrics® (materiais sustentáveis) usados pela marca Osklen: algodão orgânico, algodão reciclado, couro pirarucu, juta da Amazônia, malha pet e seda orgânica. Especialistas de ambos os países estudaram a cadeia de produção de cada um desses seis produtos. Para conferir o manejo sustentável, identificar aspectos sociais e avaliar as emissões de gases de efeito estufa, bem como identificar possíveis medidas de mitigação para minimizar os impactos ambientais, a equipe viajou pelo Brasil de Norte a Sul durante meses, colhendo e compilando dados. Os resultados indicam como os impactos ambientais são mínimos se comparados com os da indústria têxtil convencional e como seu fomento evita que questões sociais da maior gravidade.

SERVIÇO: EXPOSIÇÃO TRACES
SPFW – BIENAL SP- Parque Ibirapuera – Sala de desfiles 3
Quinta-feira, 14 de Junho, 12h

Fonte:|http://www.boainformacao.com.br/2012/06/debate-reunira-oskar-metsav...

Exibições: 157

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço