Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

São 3 os debuxos elementares os quais dão origem a todos os outros debuxos. O primeiro e mais importante é sem duvida alguma o táfeta  os outros 2 serão postados mais tarde e são a "sarja" e o "cetim". Hoje estamos apenas a explicar um pouco do "tafeta". Como podem ver com base neste debuxo podemos desenvolver muitos outros. Asim temos :

# 1 e 3 Táfeta dobrado à teia.

# 2 e 4 Táfeta dobrado à trama.

# 5 e 6 Táfeta dobrado à teia e à trama.

# 7 e 8 Táfeta com efeitos rendados.

# 9 Táfeta tipo rede

# 10 e 11 Imitação de linho.

# 12 e 13 Ninho de abelha

# 14,15 e 17 Táfeta com efeitos de rotação.

# 16 Táfeta com efeitos de janela alinhavada.

A forma como é encontrado o coeficiente à teia (Klu), à trama (Klt) e a média destes dois (Klm) é a forma Basilio Bono e é, quanto a mim, a forma mais correcta de aplicar  pois tem como 1,00, o numero mais baixo e por esse motivo o que se refere ao Klm mais baixo existente e por consequência o mais apertado e o que consente o menor numero de fios tanto à teia como à trama. A fórmula está definida em cima e como se pode ver é expressa da seguinte forma: a quantidade de movimentos necessários à construção do debuxo sobre a quantidade dos mesmos movimentos mais o numero de cruzamentos do debuxo vezes a constante 2 , ora isto resulta no 1,00 e este Klm vai ser umuito útil na hora de ter-mos de fazer uma montagem para o tear e o tecido resultante disto ficar com os fios *a teia e à trama certos para a obtenção dum tecido resistente e maleável.

Compreendo que se trata duma matéria demasiado técnica e que só está ao alcance dos técnicos têxteis mas é exactamente a eles que eu quero chegar com estas fórmulas.

Na próxima postagem vamos explicar as "sarjas".

.

.

.

.

.

.

.

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - Clique Aqui

Exibições: 3060

Responder esta

Respostas a este tópico

Boa noite Jorge quando for possível comente sobre o fator de cobertura,pois,poucos tem conhecimento.

Um abraço

Rogério

Caro Jorge,

Bom dia!

Inicialmente gostaria de agradecer pelas matérias postadas.  Muitos até podem descartá-las e dizer que já aprenderam sobre tudo isso.  Enganam-se! Sempre há algo novo! A riqueza do conhecimento está justamente nos detalhes.

Gostaria de saber se conhece algum tipo de Debuxo que reproduza com bom aspecto o efeito do fio Flamê em tecidos para os segmentos de Cama e Mesa.  O fio flamê tem sido cada vez mais difícil de se encontrar.  Ao menos os fios que possuem grande diferencial entre o diâmetro Máximo e Mínimo.

 

Desde já, agradeço pela atenção.

Bom dia Rogério é minha intenção postar a fórmula como eu trabalho para encontra o coeficiente de cobertura dum debuxo é possivelmente uma fórmula diferente da que você usa mas é muito precisa e a partir dela as montagens ficam perfeitas e é muito rápido de fazer, eu fiz um pequeno programa onde encontro os Klu o Klt e consequentemente o Klm, a montagem, o peso por m² e a composição do tecido mesmo que nele estejam encorpáramos fios com variadas composições. Tenho pena de não estar mais perto para lhe poder explicar e oferecer as fichas técnicas que eu habitualmente uso nas minhas sessões de formação . Vou-lhe indicar o meu email para podermos falar melhor caso tenha interesse.
Email: trindade.jm@gmail.com
Caro Valdir conheço desenhos que podem imitar o fio flame e sao desenhos fáceis de fazer, no entanto há um pequeno problema que e a quantidade de "perchadas" ( quadros) necessários para a sua fabricação.Mande-me para o meu email: trindade.jm@gmail.com a informação qual o tipo de teares que tem e ao memória tempo com quantas perchadas eles trabalham. Isto é necessário para lhe fazer um debuxo que possa fabricar. Se me informar também qual a densidade de fios ao urdido e à trama e também com quantos centímetros pretende o "raport" do desenho não vejo qualquer dificuldade em lhe fazer e enviar vários desenhos.

Valdir Kuroski disse:

Caro Jorge,

Bom dia!

Inicialmente gostaria de agradecer pelas matérias postadas.  Muitos até podem descartá-las e dizer que já aprenderam sobre tudo isso.  Enganam-se! Sempre há algo novo! A riqueza do conhecimento está justamente nos detalhes.

Gostaria de saber se conhece algum tipo de Debuxo que reproduza com bom aspecto o efeito do fio Flamê em tecidos para os segmentos de Cama e Mesa.  O fio flamê tem sido cada vez mais difícil de se encontrar.  Ao menos os fios que possuem grande diferencial entre o diâmetro Máximo e Mínimo.

 

Desde já, agradeço pela atenção.



Jorge Trindade disse:
Caro Valdir conheço desenhos que podem imitar o fio flame e sao desenhos fáceis de fazer, no entanto há um pequeno problema que e a quantidade de "perchadas" ( quadros) necessários para a sua fabricação.Mande-me para o meu email: trindade.jm@gmail.com, a informação qual o tipo de teares que tem e ao mesmo tempo com quantas perchadas eles trabalham. Isto é necessário para lhe fazer um debuxo que possa fabricar. Se me informar também qual a densidade de fios ao urdido e à trama e também com quantos centímetros pretende o "raport" do desenho não vejo qualquer dificuldade em lhe fazer e enviar vários desenhos. Se os tecidos forem em xadrez temos de adaptar o debuxo ao "raport" de cada xadrez, isto é fácil e rápido de fazer. O ideal é que os seus teares possam carregar 16 perchadas (quadros). Fico a aguardar as informações pedidas.
Valdir Kuroski disse:

Caro Jorge,

Bom dia!

Inicialmente gostaria de agradecer pelas matérias postadas.  Muitos até podem descartá-las e dizer que já aprenderam sobre tudo isso.  Enganam-se! Sempre há algo novo! A riqueza do conhecimento está justamente nos detalhes.

Gostaria de saber se conhece algum tipo de Debuxo que reproduza com bom aspecto o efeito do fio Flamê em tecidos para os segmentos de Cama e Mesa.  O fio flamê tem sido cada vez mais difícil de se encontrar.  Ao menos os fios que possuem grande diferencial entre o diâmetro Máximo e Mínimo.

 

Desde já, agradeço pela atenção.

Jorge, 

Muito Obrigado!

Estou enviando as informações solicitadas.

Bom dia Rogério é minha intenção postar a fórmula como eu trabalho para encontra o coeficiente de cobertura dum debuxo é possivelmente uma fórmula diferente da que você usa mas é muito precisa e a partir dela as montagens ficam perfeitas e é muito rápido de fazer, eu fiz um pequeno programa onde encontro os Klu o Klt e consequentemente o Klm, a montagem, o peso por m² e a composição do tecido mesmo que nele estejam encorpáramos fios com variadas composições. Tenho pena de não estar mais perto para lhe poder explicar e oferecer as fichas técnicas que eu habitualmente uso nas minhas sessões de formação . Vou-lhe indicar o meu email para podermos falar melhor caso tenha interesse.
Email: trindade.jm@gmail.com



ROGERIO DE MODESTI disse:

Boa noite Jorge quando for possível comente sobre o fator de cobertura,pois,poucos tem conhecimento.

Um abraço

Rogério



Jorge Trindade disse:

Bom dia Rogério é minha intenção postar a fórmula como eu trabalho para encontra o coeficiente de cobertura dum debuxo é possivelmente uma fórmula diferente da que você usa mas é muito precisa e a partir dela as montagens ficam perfeitas e é muito rápido de fazer, eu fiz um pequeno programa onde encontro os Klu o Klt e consequentemente o Klm, a montagem, o peso por m² e a composição do tecido mesmo que nele estejam encorpáramos fios com variadas composições. Tenho pena de não estar mais perto para lhe poder explicar e oferecer as fichas técnicas que eu habitualmente uso nas minhas sessões de formação . Vou-lhe indicar o meu email para podermos falar melhor caso tenha interesse.
Email: trindade.jm@gmail.com



ROGERIO DE MODESTI disse:

Boa noite Jorge quando for possível comente sobre o fator de cobertura,pois,poucos tem conhecimento.

Um abraço

Rogério

Jorge, bom dia!

 

Caso possivel me encaminhe no meu email estas informações de FC. Pois atualmente sou responsavel da area de qualidade, de  um player varejista, e estou montando uma material de apoio técnico para montagem de um cursinho rapido para a area do compras.

 

Desde já agradeço.

email: eng_babington@hotmail.com

 

Att.

Jorge Trindade disse:



Jorge Trindade disse:

Bom dia Rogério é minha intenção postar a fórmula como eu trabalho para encontra o coeficiente de cobertura dum debuxo é possivelmente uma fórmula diferente da que você usa mas é muito precisa e a partir dela as montagens ficam perfeitas e é muito rápido de fazer, eu fiz um pequeno programa onde encontro os Klu o Klt e consequentemente o Klm, a montagem, o peso por m² e a composição do tecido mesmo que nele estejam encorpáramos fios com variadas composições. Tenho pena de não estar mais perto para lhe poder explicar e oferecer as fichas técnicas que eu habitualmente uso nas minhas sessões de formação . Vou-lhe indicar o meu email para podermos falar melhor caso tenha interesse.
Email: trindade.jm@gmail.com



ROGERIO DE MODESTI disse:

Boa noite Jorge quando for possível comente sobre o fator de cobertura,pois,poucos tem conhecimento.

Um abraço

Rogério

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço