Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Definição de moda

 

A moda pode ser definida como a tendência do consumo num dado período. Pode-se dizer que a moda começa a tomar forma quando os homens passam a se cobrir com peles de animais.

Primeiramente as roupas foram usadas para se proteger do clima, mas ao longo do tempos ela se transformou em sinônimo de status e poder. Unir a escolha de uma peça de roupa no armário como um ideal, um estilo de vida uma visão ou escolha política, enfim acompanhar o momento social, político e sociológico o mundo é sem duvida o papel da moda.

É possível reconhecer a moda no estilo de um punk, um skatista, uma patricinha ou um artista de TV. A moda é sobretudo um modo de se expressar. Uma mistura de estilos sob influencias da época, local e sociedade formam a chamada moda: rapidamente mutável décadas acompanhando roupas, cabelos, maquilagem e diferentes comportamentos, ou seja a moda é uma influencia passageira que transmite o reflexo do mundo atual.

A criação da moda cabe aos estilistas e figurinistas. Para tanto, esses profissionais utilizam-se dos elementos: silhueta, caimento, textura, harmonia e cor. Entre esses elementos, é importante destacar a cor. Ela vem, através dos tempos uma relevância além de um gosto ou harmonia.. As cores na época bizantina, por exemplo, significava poder, sendo o roxo de uso exclusivo da nobreza. O azul pelo contrario era cor da plebe que era conseguida da uréia da urina dos textureiros (que consumiam muita bebida alcoólica).

A moda é portanto um fenômeno sociocultuaral que move uma economia global, que cresce a cada ano, e expressa valores da sociedade, bem como hábitos e costumes de uma eternizada época. Os eventos de moda juntamente com seus profissionais mostram ao planeta o quanto glamouroso, elegante, sofisticado e rico o mundo fashion pode ser.

Enfim, está na moda não e vestir-se com as ultimas tendências. Ao contrario esta na moda é adaptasse com seu estilo de corpo e estilo de vida.

 

O que é a moda!

 

Há muito preconceito em relação á moda, por um lado porque tem um carácter efêmero (muda sempre), pelo outro ela tem a ver com a aparência, supostamente privilegiando o superficial.

Muitas vezes, a moda também é vista como algo feito para iludir, disfarçar ser alguém que na verdade não se é...

Quem a critica dessa forma desconhece as implicações sociólogas e psicológicas da moda: coisas simples como sentir-se bem ao usar determinada roupa ou vulnerável vestindo outra. Porém a moda já deixou de ser sinônimo de futilidade e improvisação há muito tempo. Então qual será o sinônimo para moda?

A palavra "moda" vem do latim modus, significa "modo" ou maneira. É um sistema que acompanha o vestuário e o tempo, que integra o simples uso das roupas no dia a dia a um contexto maior tipo político, social e sociológico.

Basta você pensar no jeito em que as pessoa se vestiam nos anos 50 e depois nos anos 70. Essas mudanças é que são a moda. Ao retratar essas transformações é possível entender um pouco a sociedade e suas épocas, sendo assim possível analisar diferentes grupos e países em suas diferentes fases.

Um bom exemplo disso ocorreu durante a primeira Guerra Mundial, quando a mulher assumiu novos papeis(enquanto os homens lutavam). Com as privações causadas pela guerra surgiram novos materiais, inclusive o uso de tecidos poucos nobres.

A moda sempre andou em paralelo com a história e, desde seu aparecimento a moda trazia em si um conceito estratificado. Apenas no final da idade média surgiu como conceito. Com o desenvolvimento das cidades e a aproximação das pessoas na área urbana houve o desejo de mudança. Aos poucos a evolução do vestuário foi acontecendo...

Atualmente tratar de moda implica lidar com elementos dos mais complexos e combinados.

Enfim nada é eterno na moda, talvez seja isso que a deixa tão fascinante.

Segundo o filosofo Manuel Fontán de Junco, "conseguir estabelecer uma ponte entre a beleza e a vida, a moda é uma arte que usa, que se leva para a rua, é uma arte de consumo a que todos tem acesso".

É fundamentalmente um arte humana. Uma arte feita por e para o Homem.

Fonte:|http://www.portaldepaulinia.com.br/artigos/394-moda/11840-o-que-e-a...

Exibições: 11540

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço