Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

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Dissertação - Competência Requerida pela Cadeia Produtiva Têxtil, e Adquirida na Atuação Profissional - Visão do Técnico Têxtil

José Braga Periard

O principal objetivo desta dissertação foi analisar a situação profissional do técnico
de nível médio em têxtil, no mundo do trabalho, quanto à competência requerida e
adquirida, em algumas empresas do ramo têxtil de Minas Gerais.

Verificou-se que no atual mercado do trabalho da cadeia produtiva têxtil, em face das condições de competitividade e reestruturação produtiva, tem sido desenvolvido pelas empresas, um sistema produtivo e de gestão organizacional, que demanda uma nova condição situacional ao profissional, indiferente ao momento em que tenha ocorrido sua
formação inicial.

Por meio dos relatos dos profissionais técnicos têxteis, este estudo possibilitou uma interpretação de sua perspectiva sobre a noção de competência no mundo do trabalho, e promoveu um diálogo com a perspectiva do sociólogo francês Zarifian e de outros pesquisadores brasileiros.

A questão central desta pesquisa foi como o técnico têxtil se inseriu e continua permanecendo no mundo do trabalho, sendo competente, frente às situações de competitividade e reestruturação produtiva.

Os sujeitos desta pesquisa foram delineadores das características investigadas, devido estarem ativos e formalmente inseridos em empresas da cadeia produtiva têxtil de Minas Gerais, independente de porte e da linha de produto fabricado.

Assim, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa, em campo e pautada por uma entrevista semi-estruturada com 16 técnicos têxteis.

Verificou-se, nesta pesquisa, por intermédio dos relatos dos profissionais, um posicionamento que vem a convergir com os estudos de competência, que abordam o enfoque de tomada de iniciativa/decisão e de responsabilidade do trabalhador assalariado ou grupo social.

Neste cenário, foi possível identificar-se a competência requerida e adquirida na atuação profissional, fazer um levantamento das principais ações para superação de desafios impostos ao trabalho, além de relacionar fatores que poderiam interferir no desenvolvimento profissional frente às novas tecnologias, aos novos processos organizacionais e de produção flexibilizada, estabelecendo assim, para este contexto, uma mobilização do saber (conhecimento escolarizado), do saber-fazer (experiência) e do saber-ser (atitude), a serem redimensionados quanto às suas proporcionalidades e importâncias na situação de trabalho.

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