Após dois anos desempenhando o cargo de forma interina, a gestora assumiu a chefia-geral da unidade em evento realizado na sede da Embrapa, em Campina Grande (PB).


Na última segunda-feira, 18/08, a pesquisadora Nair Arriel, assumiu o cargo de chefe-geral da Unidade dedicada ao algodão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).


Com mais de 35 anos de carreira na Embrapa, Nair, que é mestre em Genética e Melhoramento de Plantas e doutora em Agronomia, na área de Produção Vegetal, assumiu a chefia, após 2 anos atuando interinamente no cargo. Antes de se tornar chefe-geral, Nair também exerceu os cargos de chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento e chefe-adjunta de Comunicação e Negócios na Unidade.


Agregando valor para o algodão brasileiro


Nesta nova fase dentro da Embrapa, Nair assumiu o compromisso de transformar conhecimento em tecnologias relevantes para o agricultor. “Para isso, nosso portfólio de pesquisas será direcionado para temas como o uso eficiente dos recursos naturais e da biodiversidade, sustentabilidade dos biomas e a mitigação dos impactos das mudanças climáticas, segurança alimentar, tecnologias para cultivos na agricultura de base familiar, inteligência artificial e agregação de valor a produtos e coprodutos da agricultura”, afirmou a gestora.


Alinhamento com a responsabilidade socioambiental


De acordo com o Diretor Executivo da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Marcio Portocarrero, “Ter a frente da Embrapa Algodão uma especialista no cultivo da pluma, que há anos trabalha com temas como agricultura familiar e agroecologia, é muito positivo para a cotonicultura brasileira”. Portocarrero também afirmou que Nair está alinhada com os objetivos de sustentabilidade que o setor pretende alcançar, em nível nacional.


“O setor algodoeiro é reconhecido por estar sempre em busca de produzir com mais responsabilidade socioambiental, portanto ter uma profissional tão comprometida com o aperfeiçoamento científico da pluma, nos dá uma maior segurança para expandir a cotonicultura no país. A Abrapa e a Embrapa têm uma parceria de anos, e juntas desenvolvem vários projetos para desenvolvimento de novas tecnologias que aliam eficiência e sustentabilidade no cultivo do algodão no Brasil”, pontuou o diretor.


Embrapa Algodão


A Embrapa Algodão é uma das 43 Unidades da empresa brasileira, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Com sede em Campina Grande, na Paraíba, atua em 11 estados brasileiros, produzindo novas tecnologias, produtos e serviços para as culturas do algodão.  Desenvolve pesquisas e inovações nas áreas de melhoramento genético, controle biológico, biotecnologia, mecanização agrícola, qualidade de fibras de algodão e sanidade vegetal.


Exibições: 10

Responder esta

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço