Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

É Moda ou Ciência? Na Berlinda, as Bandagens Elásticas (ou kinesio tapes)

5

As bandagens são de material flexível, como algodão, mas não trazem nenhum medicamento
As bandagens são de material flexível, como algodão, mas não trazem nenhum medicamento

No começo de dezembro, publicamos uma reportagem questionando a eficácia das meias de compressão –afinal, na opinião de especialistas, elas seriam mesmo funcionais?

Dessa vez, vamos abordar a aplicação das bandagens elásticas, técnica mais conhecida como kisenio taping.

A kinesio foi inventada pelo médico japonês Kenzo Kase no final da década de 1970. Como ele foi pioneiro, sua marca acabou sendo a mais famosa, e o nome acabou sendo utilizado para qualquer bandagem elástica. Apesar disso, com o passar dos anos, outras empresas foram surgindo no mercado.

Essas fitas, utilizadas por atletas com dores em articulações contundidas ou músculos estirados, são feitas de um material flexível, em geral algodão e elastano, com algum tipo de cola acrílica, mas sem adição de nenhum medicamento.

“Quando você coloca a bandagem no sentido longitudinal das fibras musculares, a musculatura se contrai mais facilmente. Se você a coloca no sentido transverso, a musculatura fica um pouco mais inibida, contraindo menos”, diz Lícia Pazzoto Cacciri, mestranda em fisioterapia pela Universidade de São Paulo (USP), para explicar como a fita promete atuar.

“Promete” porque sua eficácia ainda não foi comprovada. “Não existe nenhum estudo que confirme essa tese de forma conclusiva”, diz.

Porém, mesmo sem um veredicto final, novas pesquisas já mencionam um aumento de velocidade na performance de atletas com a bandagem, além da capacidade de ele fazer exercício por mais tempo sem sentir dor. “De acordo com um trabalho, a bandagem ainda acelera a reabilitação quando associada à outra forma de intervenção, como fisioterapia”, diz.

Inadequada. Como a bandagem facilita o movimento das articulações, ela não deve ser utilizada por pessoas que sofreram fraturas ou luxações. Apenas depois da cicatrização completa da área afetada, sob os cuidados de um médico, a fita pode ser utilizada para tratar possíveis dores.

Outra contraindicação é seu uso por pessoas alérgicas às matérias-primas da fita, o que é muito raro. Por isso, ela pode sim ser uma boa opção para tratamentos diversos além simplesmente de melhorar o desempenho físico. Seu uso promete amenizar dores musculares e de ligamentos e ajuda a eliminar edemas e a melhorar a drenagem linfática.

A bandagem é fixada no corpo seguindo diversos padrões, conforme o local e o tipo de lesão, e deve ser aplicada preferencialmente por um profissional treinado. Alguns modelos vêm pré-cortados e com instruções de uso. O produto é vendido em lojas de fisioterapia e ortopedia e custa, em média, R$ 65 (rolo de 5 metros).

Fonte:|http://webventureuol.uol.com.br/montanhismo/n/e-moda-ou-ciencia-na-...

Exibições: 448

Responder esta

Respostas a este tópico

antigamente, quando não tinha fisioterapeuta, a coisa funcionava assim,mas, agora///////////////////

Anexos

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço