Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Economia circular pode representar 700 bilhões de dólares na moda até 2030

De acordo com relatório da Fundação Ellen MacArthur, a economia circular pode representar o equivalente a 700 milhões de dólares no mercado da moda até 2030. Com isso, o modelo de negócios pode ocupar até 23% da indústria fashion global.

A economia circular tem como base a diminuição da poluição e do desperdício, circulação de materiais e produtos e regeneração da natureza. Um modelo que visa gerar renda e proteger o meio ambiente simultaneamente, integrando processos, materiais e produtos de modo inteligente. Para isto, busca reinserir itens que seriam descartados no ciclo mercadológico – com revenda, aluguéis e refabricações de peças entre as principais soluções.

O relatório destaca que seguir modelos baseados na economia circular é bom não apenas para o meio ambiente, mas também para os negócios. Ao seguir este caminho, de preservar e reutilizar itens que já existem, os empreendedores podem economizar tempo e recursos em sua produção.

Neste cenário, a Fundação apontou quatro ações que podem incentivar a aplicação da economia circular no mercado. A primeira seria o ato de “repensar os indicadores de desempenho, incentivos e experiência do cliente“, que visa aumentar o ciclo de uso dos produtos e não a medição pelo maior índice de produção e vendas destes itens.

Há ainda o ato de “desenvolver produtos que podem ser usados mais vezes e por mais tempo“, produzindo produtos que podem ser refeitos ou reciclados, e também a “cocriação de redes de abastecimento capazes de circular produtos localmente e globalmente“.

Por fim, o relatório também sugere “dar escala a uma variedade maior de modelos de negócios circulares“, com o incentivo e fortalecimento de outros empreendimentos inseridos na economia circular.

Fonte: Redação | Foto: Reprodução

https://guiajeanswear.com.br/noticias/economia-circular-pode-repres...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 64

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço