Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Encontro busca alternativas de enfrentar o mercado asiático

Representantes do setor têxtil de Americana e região discutiram o desenvolvimento tecnológico do setor para competir com a China


O Centro de Cultura de Moda Arena e a Fidam (Feira Industrial de Americana) realizaram na tarde desta sexta-feira (6) uma reunião para discutir o futuro da indústria têxtil e de moda da RPT (Região do Polo Têxtil). Representantes do Sinditec (Sindicato Indústrial de Tecelagens de Americana), Acia (Associação Comercial e Industrial de Americana), Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), entre outros, participaram da ação.

Evento na Fidam teve objetivo de descobrir os caminhos da indústria têxtil

O encontro, que contou com uma palestra de Norberto Arena, presidente da Arena Bureaux, teve o objetivo de discutir o desenvolvimento tecnológico do setor para competir com a produção da China e outros mercados da Ásia, principais concorrentes das empresas de Americana e região. “A ideia da reunião foi apresentar informações técnicas para a indústria têxtil e de confecções da região se manter na ativa”, explicou Edison Botasso, presidente da Fidam.

No encontro, foi apresentado o chamado Calendário B da moda. “A moda começa sempre bem antes, não é algo imediato, e vai se afunilando. A China entra sempre no final desse processo, no momento da produção, onde já fica difícil a competição. A ideia do Calendário B é tentar antecipar a produção, dando mais oportunidade para a produção local”, afirmou Botasso.

Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal
Evento contou com uma palestra de Norberto Arena, presidente da Arena Bureaux

Além disso, a ação dessa sexta teve como objetivo também a criação do CIM (Comitê de Coordenação da Indústria de Moda), com a finalidade de unificar os elos da cadeia têxtil regional, envolvendo desde o ensino até a produção. “Esse é um projeto a médio, longo prazo. Queremos difundir a cultura da moda e as atividades relacionadas à nossa indústria”, ressaltou o presidente da Fidam.

http://liberal.com.br/cidades/americana/encontro-busca-alternativas...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI



Exibições: 443

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço