Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Entenda como a indústria da moda tem força e influência no seu dia a dia e faz parte da economia

Além de fazer parte da história do estado, a indústria da moda é também uma das que mais geram emprego e desenvolvimento. Saiba mais.

Entenda como a indústria da moda tem força e influência no seu dia a dia e faz parte da economia de Minas Gerais Divulgação

Corta o molde, escolhe o tecido, leva para a máquina de costura e pronto. Quem dera se o processo de confecção de tudo o que você veste fosse tão simples assim. A verdade é que tratar a moda como um mundo à parte não é exagero.

E, nesse universo onde tudo parece brilho e glamour, nada acontece por acaso. Por trás de cada lançamento, desfile ou marca famosa, existe toda uma cadeia produtiva que nasce lá na extração da matéria-prima e passa por muitas etapas, pelas mãos de várias pessoas, fazendo parte da vida de bastante gente, em diversas regiões do estado.

Do homem do campo que cultiva o algodão ou curte o couro natural que faz a roupa e os calçados, ou das mineradoras que extraem os metais utilizados na produção das bijuterias ou de simples zíperes, botões e rebites, até chegar ao seu guarda-roupas. O processo é longo e envolve muito investimento, planejamento e tecnologia. E isso garante a qualidade e o estilo para os looks do seu dia a dia e ainda geram trabalho, renda e desenvolvimento para as comunidades e regiões onde se fazem presentes.

Impacto socioeconômico

A cadeia produtiva da moda em Minas Gerais está na indústria têxtil, no vestuário, nos calçados e bolsas, nas joias e bijuterias. Uma indústria que movimenta a economia do estado muito além das passarelas, desfilando desenvolvimento e progresso por onde passa.

De acordo com dados divulgados pela FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais – a cadeia produtiva do setor emprega mais de 121 mil trabalhadores na indústria, sendo a segunda que mais absorve mão-de-obra no estado. São 8,7 mil empresas que empregam mais de 10% do total de trabalhadores na indústria mineira.

Indústria Com Você: conheça a indústria mineira da moda

Indústria Com Você: conheça a indústria mineira da moda

Tradição

A moda cria linguagens, muda comportamentos e altera a mais básica expressão de uma sociedade, que é a maneira de vestir, mantendo a sua forte influência também na história econômica e cultural.

É assim em Minas Gerais, onde a indústria de moda se confunde com a própria trajetória de desenvolvimento econômico, industrial e de identidade de um estado reconhecido internacionalmente pela criatividade da sua gente e pela qualidade do que produz.

Desde o início dos anos de 1.900, quando a indústria têxtil ganhou força no estado, com mão de obra de qualidade, boa fibra e a credibilidade do mercado, a ligação de Minas com a moda vem se consolidando cada dia mais e ocupando seu espaço no Brasil e no mundo.

Para se ter uma ideia da força desse mercado no estado, Minas Gerais é responsável por promover o maior salão de negócios da América Latina, o Minas Trend, evento realizado pela FIEMG e que se consolidou como um dos mais importantes do calendário da moda no Brasil.

Em 25 edições já realizadas, o Minas Trend reuniu compradores, expositores e formadores de opinião do Brasil e o do mundo. Legado de uma tradição que mistura inspiração artística e empreendedorismo há mais de um século e que continua fazendo nascer grandes nomes e marcas que vestem, calçam e estão presentes nas vidas não só dos brasileiros, mas também de milhares de pessoas no mundo todo.

A moda mineira na sua vida

Você pode nem perceber, mas a indústria mineira da moda está presente no seu dia a dia. Ela fabrica produtos que estão presentes no cotidiano das pessoas, desde o momento em que elas acordam, como pijamas e toalhas, passando pelo vestuário básico e calçados, como calças, camisas, bermudas, chinelos e tênis, pelos acessórios como cintos e bolsas, até as bijuterias como brincos e colares.

Conheça abaixo os setores que compõem a cadeia produtiva da indústria da moda em Minas Gerais.

  • Confecção de Artigos do Vestuário e Acessórios
  • Calçados
  • Artefatos Têxteis
  • Tecelagem
  • Artigos de Malharia e Tricotagem
  • Acabamentos em Fios e Artefatos Têxteis
  • Partes para Calçados
  • Artigos para Viagem e de Artefatos Diversos de Couro
  • Preparação e Fiação de Fibras Têxteis
  • Curtimento e Preparações de Couro
  • Artigos de Joalheria, Bijuteria e Semelhantes
  • Tecidos de Malha

Exibições: 266

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço