Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Escaneamento corporal viabiliza produção em escala de roupas sob medida

Sai a fita métrica e entra o escaneamento digital. Um programa que projeta seu corpo, define suas medidas e muda o conceito de fabricação de roupas. É o fim dos tamanhos P, M ou G. Essa é a intenção do Ateliê 4.0, criação do especialista em moda 3D Cairê Moreira Rosário. A inovação colocou o ex-aluno do SENAI CETIQT entre os destaques da lista Under 30, em que a revista Forbes elenca empreendedores jovens para ficar de olho.

A tecnologia criada por ele dá ao consumidor a chance de comprar roupas feitas sob medida para o seu corpo e ao mesmo tempo com seu estilo. A ideia é dar liberdade de criação e expressão a quem vai usar as peças, sem a imposição de padrões. A democratização da moda.

“As novas gerações têm um desejo pelo novo, a maioria tem problemas em chegar numa loja de varejo e a roupa não encaixa no seu tipo de corpo. Junto dessas duas informações passei a oferecer para os meus clientes opções e eles falavam que era impossível, não tinha como, então junto com a animação 3D pensei em soluções. A tecnologia e a inovação me ajudaram a mudar o conceito de fabricação de roupas”, destaca.

Na plataforma de digitalização Ateliê 4.0, sensores reproduzem uma réplica digital do corpo do cliente. O escaneamento corporal com design tridimensional  é a base para modelagem e corte das peças. “Para tirar medida no lugar da fita métrica eu usava um scaner 3D, onde eu digitalizava o corpo do cliente e desenvolvia a roupa no computador. A técnica da indústria 4.0, me ajudou a tirar o projeto do papel, escalável e monetizar”, ressaltou Cairê Moreira.

A ferramenta desenvolvida é fruto de cinco anos de estudos e integração entre soluções em diversas áreas como engenharia, games, animações, têxtil e confecção.

FONTE: Isto É

https://sindivestuario.org.br/escaneamento-corporal-viabiliza-produ...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 363

Responder esta

Respostas a este tópico

  A ferramenta desenvolvida é fruto de cinco anos de estudos e integração entre soluções em diversas áreas como engenharia, games, animações, têxtil e confecção.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço