Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Conheça mais sobre a estampa de azulejo: a print que promete estar impressa nos melhores looks do Verão 2014!

As estampas são marcas registradas do Verão, pois sempre adicionam à produção mais cor e graciosidade, além, é claro, muito charme. E para o Verão 2014, a porcelain print (do inglês, estampa de porcelana — ou azulejo) promete estar presente na maioria dos looks.

São vários os padrões sugeridos para a estampa de azulejo, pois ela se adéqua a diferentes desenhos e proporções. São encontradas artes representadas por flores, grafismos e/ou arabescos, que geralmente vêm acompanhadas pela combinação dos tons azul bic e branco — mas que também podem ser coloridas por duas ou mais cores diferentes.

Estampa de azulejo é tendência para o Verão 2014. Foto:Divulgação

Estampa de azulejo é tendência para o Verão 2014. Foto:Divulgação

A tendência da porcelain print na coleção de Roberto Cavalli. Foto:Divulgação

A tendência da porcelain print na coleção de Roberto Cavalli. Foto:...



As primeiras aparições da estampa de azulejo surgiram nos desfiles dos estilistas Roberto Cavali e Emilio Pucci, ambos renomados internacionalmente e reconhecidos por sempre trabalharem com estampas coloridas e de forte identidade visual em suas coleções.

Estampa de azulejo na passarela de Emilio Pucci. Foto:Divulgação Batas com decotes ousados e estampa de azulejo. Foto:Divulgação Roberto Cavalli novamente aposta na porcelain print para sua coleção Resort. Foto:Divulgação Estampa de azulejo rosa. Foto:Divulgação



Estampa de azulejo apareceu com força na passarela Verão 2014 SPFW. Foto:Divulgação

Estampa de azulejo apareceu com força na passarela Verão 2014 SPFW....

Após isso, diversas grifes começaram a investir na tendência do azulejo português, até o mesmo aterrissar no Brasil durante o SPFW — como no desfile da grife Têca (comandado pela estilista Helô Rocha), que trouxe a tendência em diversos looks na coleção apresentada na passarela paulistana para o Verão 2014.

E engana-se quem acredita que a estampa de azulejo vai demorar para cair nas graças dos consumidores, uma vez que ela já se tornou febre para quem está ligada ao mundo da moda e das tendências, pois a print consegue reunir diferentes características no mesmo look para promover um visual elegante e veranil ao mesmo tempo.

O foco principal para nós, brasileiras, será na combinação do desenho de azulejo português (por isso o motivo do nome ser “estampa de azulejo” e não de porcelana na tradução) no duo de azul e branco, caracterizando uma arte que romântica e com uma leve linha barroca (sendo um resquício da forte tendência do Inverno 2013).

Camisas e vestidos com a estampa de azulejo serão sucesso no Verão 2014. Foto:Divulgação
Camisas e vestidos com a estampa de azulejo serão sucesso no Verão ...
O preto também aparece na estampa de azulejo. Foto:Divulgação
O preto também aparece na estampa de azulejo. Foto:Divulgação


Como usar a estampa de azulejo



Na hora de coordenar outras peças para a produção, use e abuse da sua criatividade e também dos seus gostos pessoais. Produções mais básicas pedem peças lisas, mas isso não significa que elas não possuam cores marcantes. Estampas de azulejo em azul e branco têm harmonia com tons de vermelho, dourado, pink e o próprio azul também.

Caso queira apostar em algo mais elaborado, basta combinar a porcelain print com outro tipo de estampa para criar um mix, como o listrado ou o floral.

Combinação de estampa de azulejo com peça lisa. Foto:Divulgação

Combinação de estampa de azulejo com peça lisa. Foto:Divulgação

Produções mais modernas combinam estampa azulejo com peças em tons vibrantes. Foto:Divulgação

Produções mais modernas combinam estampa azulejo com peças em tons ...



Entretanto, se mesmo assim o visual ficar carregado demais, ainda dá para optar por acessórios com a estampa, já que os mesmos vão conotar o mesmo visual, mas de uma maneira muito mais sutil.

Cuidados com a estampa de azulejo



É interessante evitar texturas diferenciadas no seu look de estampa de azulejo, isto porque a própria estampa já chama a atenção por si própria, e outros pontos de atenção podem sobrecarregar a produção.

Batas e short jeans estampados com a pocelain print. Foto:Divulgação Vestidos Verão 2014 com estampa de azulejo. Foto:Divulgação Estampa de azulejo coloridas. Foto:Divulgação O Verão 2014 irá contar com a estampa de azulejo. Foto:Divulgação



Além disso, o velho conceito de que estampas aumentam o volume da região em que são usadas também entram para as porcelains prints. É aconselhado utilizá-la sempre na região oposta ao maior volume (no caso de seios grandes, por exemplo, utilizar a estampa de azulejo em uma calça).

Marília Luiza March


Marília Luiza March é estudante de Design de Moda pela Universidade Paranaense.
Atua como redatora no site, buscando informações nas principais tendências do mundo da moda, fotografia e jornalismo crítico.
Portais da Moda - Dicas de Estilo

http://www.portaisdamoda.com.br/noticiaInt~id~25056~n~estampa+de+az...

Exibições: 477

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço