Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

BERLIM (Reuters) - Uma jovem estilista de Hanover, na Alemanha, está revolucionando a moda ao criar roupas feitas de um produto básico que encontra em sua própria geladeira: leite.


Anke Domaske, 28 anos, desenvolveu um material chamado QMilch feito de altas concentrações de caseína, uma proteína do leite. É a primeira fibra feita pelo homem e produzida inteiramente sem substâncias químicas.


"A sensação é de seda, e o tecido não tem cheiro. Ele pode ser lavado, como qualquer outra coisa," disse Domaske à Reuters.


Feito inteiramente de materiais naturais, o tecido QMilch é ecológico, mas também beneficia a saúde de várias maneiras, disse Domaske. Segundo ela, os aminoácidos da proteína são antibacterianos, antienvelhecimento e podem ajudar a regular a circulação sanguínea e a temperatura corporal.


Favorita de gente como Mischa Barton e Ashlee Simpson, a grife de Domaske, Mademoiselle Chi Chi (MCC), começou agora a incluir a fibra de leite em sua coleção.


Atualmente as roupas da MCC --como vestidos-envelope amplos, com cortes ousados e estampas alegres-- são feitas de uma combinação de várias fibras, entre elas a QMilch. Mas Domaske pretende criar uma coleção feita inteiramente da fibra de leite.


A fibra de leite existe desde os anos 1930, mas sempre era produzida de maneiras nada ecológicas, que empregavam muitas substâncias químicas. Diferentemente dos protótipos anteriores, a QMilch é feita quase inteiramente de caseína.


"Desenvolvemos uma fibra inteiramente natural, que consiste em uma concentração muito alta de caseína, além de alguns outros ingredientes naturais. E fizemos isso em apenas dois anos," disse Domaske, ex-estudante de microbiologia.


A caseína é extraída de leite em pó e depois aquecida, com outros ingredientes naturais, em uma máquina semelhante a um moedor de carne. A fibra sai em cordões e é fiada numa máquina, para assumir a forma de linha.


Domaske disse que seriam necessários mais ou menos seis litros de leite para produzir um vestido, que custa entre 150 euros (199 dólares) e 200 euros.


Felizmente, as roupas não têm data de vencimento: durante o processo de aquecimento as moléculas se unem de maneira que impede a decomposição futura da proteína.


Graças a suas propriedades antibacterianas, a fibra de leite também pode ser usada em medicamentos e cosméticos. Alguns fabricantes de carros estudam a possibilidade de usar a fibra nos estofamentos de veículos.

Fonte:|http://br.reuters.com/article/entertainmentNews/idBRSPE7950D5201110...

Exibições: 408

Responder esta

Respostas a este tópico

Anke Domaske, uma designer com formação em moda e biologia, conseguiu aliar suas duas áreas de interesse em uma inovação. A alemã vai lançar em breve uma linha de vestidos feitos com leite.

A novidade é feita através de um processo simples, que transforma a proteína do leite em fios que se assemelham à seda. Esta técnica não é nova, mas o processo de Domaske é bem mais barato e amigável ao ambiente. “O diferencial é que podemos criar sem usar pesticida ou componente químico. Só demora uma hora para ser produzido e é bem ecológico”, explica ela.

Suas peças serão lançadas por sua marca, Mademoiselle Chi Chi, que surgiu em 2003 e já tem celebridades como a atriz Mischa Barton entre suas clientes assíduas. Seus primeiros modelos devem custar entre 150 e 200 euros e são apenas para mulheres, mas uma linha masculina está em fase de desenvolvimento.

 

Confira abaixo uma matéria da imprensa alemã com a designer:

 

Fonte: http://www.winstongomes.com.br/2011/07/leite-e-usado-na-fabricacao-...

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço