Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A palavra "crise" está na pauta do dia dos jornais internacionais. Mas isso não parece afetar o entusiasmo dos estilistas espanhóis, que apresentaram suas coleções de outono-inverno 2012/13 na Mercedes-Benz Fashion Week Madrid, que terminou domingo, em Madri. Os criadores de moda locais não parecem dispostos a fazer economia. Não abriram mão, por exemplo, de usar tecidos à base de seda, lã natural e peles, muitas peles.

A estilista Teresa Helbig é uma das autênticas representantes dessa tribo que acredita que o glamour é a única saída. "Não abro mão do trabalho artesanal", diz Teresa, cujas criações são vendidas em seu ateliê, em Madrid, e em pouquíssimas multimarcas.

Entre suas peças há vestidos inteiramente construídos de fitas bordadas ou longos modelos de georgette de seda, bordados com pedrarias. Pequenas dobraduras, que lembram casinhas de abelhas, são aplicadas em vestidos de lã fria, o que resulta num trabalho bastante delicado. E o couro, usado em jaquetas, shorts e vestidos impressiona pela suavidade extrema.

Não houve um só desfile onde não se vissem rendas, bordados, plissados, cristais aplicados ou transparência. E isso vale até para coleções de lingeries, como a da marca Andrés Sardá, cujo desfile pode fazer frente ao da Victoria's Secret, graças ao luxo das peças. Já Juanjo Oliva caprichou nos vestidos e blusas rendados e nos casacos com detalhes de pele - quando não eram completamente feitos com esse material.

Angel Schlesser apostou no estilo clássico, combinando camisa de seda com saia-lápis, uma solução sempre chique. Também foi feliz ao trazer o dourado (festivo) para próximo do cinza (escritório), no look composto por terninho príncipe de Gales com camisa dourada. Seus vestidos longos são contidos, mas sempre reservam uma surpresa, como um bordado aplicado apenas na altura dos ombros.

O excesso de luxo, em alguns momentos, atrapalhou as apresentações, como a da marca Ion Fiz, que começou mostrando uma alfaiataria jovem e terminou com complicados vestidos de noite. O estilo espanhol de fazer desfile é peculiar. Vários designers fazem questão de apresentar tudo o que são capazes de realizar, o que resulta numa imagen confusa.

Fonte:|http://www.valor.com.br/impresso/empresas/estilistas-espanhois-most...

Exibições: 217

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço