Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIII

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIII

Depois de entender o nicho de mercado, montar a sua confecção de moda, produzir as peças e, finalmente, vender seu produto, é importante que varejistas entendam que os esforços para a conquista e a fidelização de clientes estão apenas começando.

Após finalizada a compra, é imprescindível lançar mão das chamadas estratégias de pós-venda. Elas são um conjunto de práticas voltadas ao consumidor, que passam por técnicas como resolução de possíveis problemas, divulgação de produtos direcionados e comunicação. Além disso, elas têm como resultado a conquista de consumidores e a garantia da recompra

Siga no texto para descobrir como fazer pós-venda em confecções de moda!

Por que fazer o pós-venda?

A principal vantagem de investir nesse tipo de estratégia é a fidelização dos seus consumidores. Já comentamos anteriormente que uma das grandes dificuldades para a condução de uma confecção de moda é encontrar novos clientes e, exatamente por isso, manter o comprador fiel a sua loja de roupas é essencial.

Além disso, a fidelização de clientes é sinônimo de divulgação orgânica e, consequentemente, um custo mais baixo para a obtenção de novos compradores.

Estratégias de pós-venda

Agora que você já entendeu a importância da construção de um relacionamento contínuo com o seu cliente, vamos apresentar algumas táticas simples que, quando colocadas em prática, se mostram eficientes e mais baratas do que a aquisição de novos consumidores.

mulher montando estratégias de pós-venda no computadorEstratégias de pós-venda são táticas que, quando aplicadas da forma correta, têm como resultado a fidelização de clientes e a recompra.

Conheça o seu consumidor

Saber quem é e o que interessa ao seu público é o primeiro passo para oferecer um atendimento ao consumidor eficiente. Cada contato é único e visa a criação de um relacionamento duradouro. Por isso, é importante saber com quem você está lidando.

Informe o cliente que você fará contato após a venda

Antes de enviar qualquer newsletter ou mensagem de Whatsapp, é imprescindível que você estude a LGPD (ou Lei Geral de Proteção de Dados). Isso porque, a partir de agosto de 2021, multas serão aplicadas para empresas que captarem e utilizarem informações de clientes sem a prévia autorização deles.

Além de evitar problemas jurídicos, essa medida ainda cria expectativa, mostrando de antemão que cada consumidor é especial para o seu negócio.

Foque no contato com o cliente!

Todo varejista sabe que ter um atendimento sensível, onde vendedores tenham um contato mais próximo com clientes e consigam perceber as necessidades que eles possuem é um grande diferencial na hora da venda. Porém, isso não pode acabar depois que ela acontece!

Logo após a finalização da compra, faça contato com os consumidores, aproveitando o vínculo recente que vocês construíram. Mas tome cuidado com o que será enviado! Entenda que essa é uma proposta de pós-venda, logo, não cabem aqui o bombardeamento de propagandas de produtos já adquiridos. 

Faça um levantamento de dados e interesses dos clientes, montando uma estratégia inteligente que retire o melhor da comunicação construída desde antes da decisão de compra.

pessoa utilizando computadorPara evitar multas, sempre informe ao cliente que um contato será feito no pós-venda.

Faça pesquisas de satisfação

Além de funcionarem como um bom parâmetro de satisfação, essas pesquisas ainda possuem o poder de demonstrar para os consumidores que você está interessado na opinião deles. 

O Google review e até mesmo comentários na página da loja no Facebook podem ser algumas das formas de captar avaliações de compras. Além disso, você pode utilizar o NPS (ou Net promoter score), que é uma ferramenta composta por uma pergunta quantitativa obrigatória, além de possíveis perguntas qualitativas que classificam clientes em três categorias: detratores, neutros e promotores.

Mostre-se atencioso e ativo para resolver problemas

Apesar de todos os esforços, nem sempre as vendas saem da forma ideal e, para evitar mais aborrecimentos para o cliente, é importante que você esteja pronto para identificar todo o tipo de imprevisto ou problema.

Mais do que reconhecer falhas, é fundamental que você esteja preparado para solucioná-las e, principalmente, que você não ignore possíveis reclamações. Entenda os motivos do descontentamento do cliente, seja paciente e apresente respostas e atitudes eficientes.

Com as estratégias corretas, é possível converter uma situação desagradável em oportunidade para revendas futuras. 

Faça bom uso das datas importantes

Datas comemorativas são ótimas formas de mostrar cuidado para com consumidores próximos e fiéis. Além disso, a divulgação de descontos especiais é uma boa maneira de demonstrar para seu comprador que ele está no topo da lista de prioridades da sua confecção. 

Assim, aproveite esses momentos importantes para trabalhar o seu relacionamento com os clientes.

Ofereça vantagens aos clientes mais fiéis

Programas de fidelidade não são novidade no mercado varejista e isso tem um motivo. Extremamente eficiente quando oferece vantagens e descontos reais, esse tipo de estratégia é uma ótima opção para fazer com que seu consumidor sinta que foi recompensado pela escolha dele, aumentando, assim, a vontade de realizar uma recompra.

mulher realizando recompra no computadorDatas comemorativas e programas de fidelidade podem ser usados como ferramenta de incentivo a recompra.

Entender o pós-venda como início de uma nova negociação pode ser fundamental para que essas estratégias sejam utilizadas de forma programada e contínua, aumentando ainda mais as suas chances de sucesso.

https://news.quimiweb.com/estrategias-de-pos-venda-para-confeccao-d...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI.

Exibições: 324

Responder esta

© 2021   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço