Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Estudantes de engenharia afirmam terem criado a barraca perfeita para se acampar em Marte

Novas ideias saindo da Universidade para a conquista de outros planetas.


Estudantes do curso de Engenharia da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, afirmam terem desenvolvido um tecido especial que seria capaz de suportar o ambiente hostil de Marte e proporcionar um local seguro para astronautas em missões de exploração.

 

Um dos estudantes, Brent Carter, afirma que um dos maiores problemas para uma missão de exploração de Marte – com sucesso – é “a criação de ambientes que possam proteger os astronautas dos elementos do planeta vermelho, desde a radiação até os meteoros”, conta a página de notícias da Universidade. Segundo Carter, atualmente a NASA utiliza materias sólidos, como alumínio ou fibra de vidro, que são pesados e de difícil transporte.

 

Porém, utilizando materiais têxteis, os estudantes conseguiram criar um ambiente que se assemelha a uma barraca inflável, com aproximadamente 176 metros quadrados. O “tecido” é constituído de materiais que protegem da radiação, que retêm o ar dentro da barraca e que refletem os raios ultravioletas do Sol. Além disso, seu formato de abóbada faz com que as chances de avarias causadas por meteoros sejam pequenas.

 

Um dos maiores problemas em missões deste tipo – que devem, dada a enorme distância entre a Terra e o planeta vermelho, ser de longa duração – é o suprimento de água. Os estudantes pensaram nisso também e, para resolver o problema, utilizaram um reator Sabatier, que utiliza uma reação entre CO2 e H2 para produzir água. O nome do reator é dado em homenagem ao ganhador do Prêmio Nobel de química, o francês Paul Sabatier.

 

O site The Register destaca que este tipo de reação já está sendo utilizada em missões espaciais, porém, seu mecanismo de produção é bastante pesado, muito em decorrência da utilização de placas de níquel, utilizadas como catalisador. O que os estudantes da Carolina do Norte fizeram foi criar uma espécie de tecido embebido em nanopartículas de níquel que, com a mesma superfície de contato das placas, possuem o mesmo poder catalisador, só que com muito menos peso.

 

 

A invenção dos alunos de engenharia deverá ser apresentada no concurso da NASA do mês que vem, chamado Revolutionary Aerospace Systems Concepts Academic Linkage (RASCAL).

 

 

FONTE: http://dpavani.geek.com.br/posts/16267-estudantes-de-engenharia-afi...

Exibições: 99

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço