Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Estudo Mostra que Santo Sudário pode ter Pertencido à Época de Jesus

Santo Sudário não é falsificação medieval, aponta pesquisa: tecido data de período entre 300 a.C. e 400 d.C.


Comparativo entre o manto original (esq.) e um negativo (dir.): tecido marcado por sangue de alguém que foi crucificado pode ter mesmo coberto o corpo de Jesus, segundo novos testes infravermelhos Foto: WikimediaComparativo entre o manto original (esq.) e um negativo (dir.): tecido marcado por sangue de alguém que foi crucificado pode ter mesmo coberto o corpo de Jesus, segundo novos testes infravermelhosFoto: Wikimedia

Venerado por muitos como o manto que cobriu o corpo de Jesus após sua morte e questionado por outros como uma farsa medieval, o Santo Sudário pode mesmo pertencer à época em que Cristo viveu. O anúncio foi feito por cientistas após análises de um pedaço da peça de linho revela que o tecido é datado de um período entre 300 a.C. e 400 d.C. As informações são doDaily Mail.

Os pesquisadores realizaram testes forenses para comparar fibras do sudário com uma série de amostras de tecido antigos. Foi descoberto que o material pode ter sido fabricado na época em que Jesus viveu. Os resultados contradizem um estudo de 1988, liderado pelo Museu Britânico, que determinou através de datação por radiocarbono que o manto era de uma época compreendida entre 1260 e 1390.

O tecido - também conhecido como Sudário de Turim - mostra a imagem de um homem barbudo com ferimentos consistentes com os de alguém que sofreu traumatismos físicos ao ser pregado em uma cruz. A pesquisa anterior havia apontado que a peça de 4,5 metros de comprimento teria sido fabricada durante a Idade Média - mais de mil anos após a crucificação de Jesus - e seria, portanto, uma farsa.

Cientistas da Universidade de Pádua, porém, aceditam que os resultados originais possam ter sido distorcidos por séculos de ação da água e por danos de fogo. A descoberta é apresentada em um novo livro chamado Il Mistero della Sindone ("O Mistério do Sudário", em tradução livre), lançado nesta Sexta-Feira Santa. Para chegar à conclusão, os autores - o especialista em medição mecânica e térmica Giulio Fanti e o jornalista Saverio Gaeta - examinaram fibras do sudário e as compararam com amostras de tecidos datados desde 3 mil a.C. até a era moderna.

Três testes, envolvendo procedimentos químicos e mecânico, foram fundamentais para a descoberta: os primeiros foram realizados com luz infravermelha, e o outro foi feito com espectroscopia Raman, que mede a radiação através do comprimento de onda e é normalmente utilizada na ciência forense.

O manto, uma das relíquias mais controversas do Cristianismo, foi descrito pelo papa João Paulo II como "um ícone de sofrimento em todos os tempos".

Fonte: Portal Terra

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - Clique Aqui

Exibições: 243

As respostas para este tópico estão encerradas.

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço