Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Um estudo de avaliação do ciclo de vida comissionado pela EuRIC confirmou que a reutilização de vestuário de qualidade média/alta tem um impacto sobre o ambiente 70 vezes inferior ao das peças novas, nomeadamente devido às poupanças ao nível da água e das emissões de dióxido de carbono.

[©Unsplash-Anja Bauermann]

Segundo a EuRIC, a confederação da indústria europeia de reutilização e reciclagem têxtil, o estudo  LCA-based assessment of the management of European used tex... mostrou que são poupados três quilogramas de CO2 cada vez que uma peça de vestuário de qualidade média ou alta é reutilizada. E apenas 0,01% da água usada para produzir roupa nova é necessária no caso da reutilização.

Embora o estudo confirme os benefícios ambientais da reutilização face à reciclagem, no caso do vestuário de baixa qualidade, habitualmente composto por 100% poliéster, a reciclagem tem igualmente benefícios ambientais quando os consumidores têm menos probabilidade de comprar este tipo de vestuário em segunda-mão.


[©EuRIC]

«Infelizmente, cerca de 62% do vestuário e têxteis usados acabam no lixo doméstico, o que significa que têxteis valiosos acabam provavelmente incinerados ou em aterros. A indústria europeia de reutilização e reciclagem têxtil pretende uma cadeia de valor têxtil circular, em que cada peça de roupa é reutilizada de forma ótima e/ou reciclada», explica Mariska Boer, presidente da EuRIC Textiles. «Este estudo confirma os benefícios ambientais de um mercado mundial para a reutilização de têxteis e o potencial da reciclagem para responder às crescentes quantidades de vestuário de baixa qualidade e não reutilizável», afirma.

O estudo também enfatiza recomendações aos legisladores, pedindo iniciativas para acelerar os investimentos em instalações de reciclagem têxtil de topo. Em particular, refere a EuRIC em comunicado, a inovação na reciclagem até à fibra será essencial para manter as fibras têxteis a circular numa altura em que os volumes de roupa não reutilizável tendem a aumentar dramaticamente. Os autores do estudo realçam igualmente a importância de critérios de eco-design que aumentem o tempo de utilização do vestuário antes de haver a necessidade de reciclar, assim como regras que exijam a separação de vestuário de qualidade baixa do vestuário de qualidade média/alta.

https://www.portugaltextil.com/euric-quantifica-beneficios-ambienta...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 23

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço