Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fábrica de oportunidades: Conheça a força da confecção em Cianorte

Maior polo da indústria de confecções no estado, cidade atrai pessoas em busca de crescimento e qualidade de vida.

Fábrica de oportunidades: conheça a força da confecção em Cianorte RPC

Estimular a reinvenção sempre fez parte da cultura de expansão de Cianorte. Após o sucesso do ciclo do café em 1970, as terras férteis do noroeste deram espaço à indústria de confecção, que na chegada dos 68 anos da cidade funciona como uma fábrica de oportunidades para a região.

Não é preciso ir muito longe para entender porque Cianorte é considerada a capital paranaense do vestuário. Logo na entrada da cidade pela rodovia PR-323 está o Portal da Moda, projeto do arquiteto Luiz Herrera, que representa um dos principais setores econômicos da cidade com um zíper, agulha, linha e uma modelo.

E os números do Sindicato das Indústrias do Vestuário (Sindveste) só reforçam a cidade paranaense como uma potência do vestuário. Cerca de 20% de todo o jeans vendido no Brasil é produzido em Cianorte, o que corresponde a 70% do faturamento das fábricas na cidade.

São 550 indústrias dedicadas exclusivamente ao vestuário, com atividades voltadas à produção têxtil, facção e confecção. Na prática isso representa 15 mil empregos diretos e indiretos, ou seja, de cada cinco pessoas em Cianorte, três delas trabalham com confecção.

Entre todas essas pessoas está Marlene Rezente, que trabalhou durante 35 anos na indústria da confecção e hoje é considerada a primeira costureira com registro na carteira de trabalho em Cianorte.

Marlene Rezente, primeira costureira com registro na carteira de trabalho em Cianorte. — Foto: RPC

Marlene Rezente, primeira costureira com registro na carteira de trabalho em Cianorte. — Foto: RPC

Após se mudar do interior de São Paulo para a cidade, Marlene Rezente abriu mão da rotina como professora para se dedicar à atividade de costura em casa, onde trabalhou durante três anos.

Foi quando recebeu o convite do empresário Chebli Nabhan para trabalhar como modelagem na Cheina, primeira empresa de vestuário de Cianorte, que hoje pertence ao Grupo PL, um dos maiores produtores nacionais de peças jeans.

“Comecei a trabalhar em outubro de 1977 e uma semana depois já éramos 10 costureiras. Na época já haviam outras costureiras aqui em Cianorte e outras cidades da região. O início da fábrica garantiu uma oportunidade para mim e para muitas outras mulheres trabalharem com confecção”, relembra.

Com o sucesso dos negócios, a indústria de confecção também trouxe ainda mais oportunidades de crescimento em Cianorte.

“Enquanto fui aprendendo, ensinei muitas pessoas a trabalhar na fábrica. Eu e a esposa do Chebli, visitavámos várias fábricas de fora da cidade para ver como funcionava e trazer mais conhecimento para a cidade e também para outras fábricas”, conta.

Além de Dona Marlene, aposentada há 10 anos, o restante da família também teve passagem no segmento de vestuário. O marido, como o primeiro operador de manutenção na Cheina, e também uma das filhas, que segue como costureira há 17 anos na empresa.

Cianorte: a capital paranaense do vestuário

Chebli Nabhan, fundador da primeira indústria de confecção de Cianorte e um dos idealizadores da Expovest, maior feira de moda atacadista do país. — Foto: RPC

Chebli Nabhan, fundador da primeira indústria de confecção de Cianorte e um dos idealizadores da Expovest, maior feira de moda atacadista do país. — Foto: RPC

Por trás do sucesso da indústria de confecções em Cianorte está o empresário Chebli Nabhan, fundador da primeira fábrica de vestuário da cidade.

Após o início das fortes geadas em 1975, o cultivo de café começou a declinar na região. Foi quando Chebli identificou uma oportunidade no segmento têxtil e decidiu apostar na produção.

Ao lado da esposa iniciou o curso de corte e costura e pouco tempo depois passou a capacitar outras pessoas para a produção, dando origem a mão de obra da indústria que mais tarde viria a se tornar um sucesso na região.

“Um dos momentos mais marcantes aconteceu na década de 80 quando nossa equipe se aprimorou e demos início a exportação para os Estados Unidos. Em quatro meses de treinamento, aprendemos lavandeira, tratamento de água e todo o processo de confecção de jeans que representa a qualidade do nosso produto no mercado até hoje”, relembra Chebli.

Além de estar à frente de um dos maiores grupos de produção de vestuário de Cianorte e do Brasil, Chebli Nabhan é um dos idealizadores da Feira Atacadista de Moda Pronta Entrega (Expovest). Em 2021, a 48ª edição da Expovest acontece de 26 a 30 de julho na cidade de Cianorte.

“A gente já vinha fazendo um trabalho para trazer os guias e os clientes até Cianorte, mas não havia um local para exposição das marcas. Com o apoio da prefeitura realizamos a primeira edição da Expovest, que foi um verdadeiro sucesso na época e continua sendo realizada até hoje”, explica o empresário.

Com o segmento de confecções consolidado na cidade, a expectativa de Chebli para os 68 anos de Cianorte é de retomada do crescimento da produção e trabalho em conjunto das indústrias locais para construir um futuro de expansão na região.

Camila Barbieri e Isadora Markus conhecem a capital paranaense do vestuário



Camila Barbieri e Isadora Markus conhecem a capital paranaense do vestuário

https://gshow.globo.com/RPC/Estudio-C/Especial-Publicitario/cianort...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI


Exibições: 263

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço