Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Na coleção do inverno 2012, Capricórnio e Tavex incluíram artigos produzidos a partir de algodão cultivado de maneira ecologicamente sustentável

Duas fabricantes nacionais anunciaram o lançamento de denim orgânico dentro da coleção do inverno 2012. A Capricórnio desenvolveu a linha Nature, com o selo de certificação SP415 Now, emitido pelo instituto da Coexis, empresa ligada à YD, dona da marca Eden. Estimada em 50 mil metros, a primeira partida usará fio de algodão orgânico importado da Índia, informa Dionísio Merighi, gerente de produto da Capricórnio.

E, segundo a empresa, a produção está praticamente vendida. São seis bases azuis de 8 a 12 oz – duas delas com 2% de elastano. A linha Nature será batida no parque fabril de São Carlos, onde a empresa mantém três unidades (fiação, tecelagem e tingimento), e seguirá para a planta de acabamentos localizada em Bragança Paulista (SP), conta o gerente. Ele explica que não foi preciso montar uma linha de produção em separado para fabricar a Nature. “É preciso alguns preparos, mas nada complicado”, afirma.
O Wood, denim orgânico 100% algodão da Tavex, é apresentado como uma evolução do Organic Denim, lançado em janeiro de 2009, para a coleção de verão 2010, e do Bio Denim, anunciado em janeiro de 2010, para o verão de 2011. A matéria-prima para o tecido é fornecida pela cooperativa Natural Fashion, de Campina Grande (PB), com certificação da Embrapa para Algodão Cor Natural, esclarece Maria José Orione, gerente de marketing da empresa.
Isso significa que o fio da trama do Wood (do inglês, madeira) terá um tom amarronzado, no lugar do branco tradicional. Segundo ela, trata-se de um denim produzido com algodão cultivado sem componentes químicos e com fibras recicladas do processo de fabricação. Com peso de 9,4 oz, o produto utiliza o acabamento à base de manteiga de cupuaçu, usado pela têxtil como amaciante. Segundo a empresa, além do modo sustentável de cultivo que preserva recursos naturais, o uso do algodão orgânico representa redução no consumo de água e de energia elétrica, que seriam usados durante o processo de tingimento.

Fonte:|http://www.gbljeans.com.br/especial_view.php?cod_noticia=3234&c...

Exibições: 425

Responder esta

Respostas a este tópico

Os fios da trama do "wood" foram desenvolvidos pela TRIUMPH TEXTIL, TAVEX e Cooperativa Natural Fashion  em uma grande parceria ...belo produto

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço