Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fiep sedia o 1º Fórum Sul do Setor Têxtil e Vestuário

Setor é o segundo maior empregador da indústria paranaense, com 100 mil postos de trabalho (Foto: Gilson Abreu)

Empresários da indústria de confecção do Sul do país discutem nesta sexta-feira (11), em Curitiba, no 1º Fórum Sul do Setor Têxtil e Vestuário, estratégias conjuntas para garantir a competitividade do segmento na região. O objetivo do encontro, que acontece na Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), a partir das 14 horas, é definir uma agenda única a ser defendida pelos empresários dos três estados.

A iniciativa de criar um fórum para debater as demandas conjuntas dos três estados do Sul surgiu dentro do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário e Têxtil da Fiep. O evento conta ainda com a parceria das Federações das Indústrias de Santa Catarina e Rio Grande do Sul (Fiesc e Fiergs). No total, foram convidados a participar do Fórum diretores dos 54 sindicatos empresariais do setor na região ? 11 do Paraná, 26 do Rio Grande do Sul e 17 de Santa Catarina.

O coordenador do Conselho Temático da Fiep, Marcos Koslovski, conta que a intenção é ampliar a união dos empresários em torno de temas comuns ao segmento, um dos que mais sofre com a concorrência de produtos importados. ?Queremos discutir os problemas que a indústria têxtil e de vestuário da região Sul vem enfrentando, principalmente no que se refere aos produtos importados?, disse.

Além disso, Koslovski afirma que o setor precisa de incentivos fiscais para que enfrentar essa concorrência com os importados. ?Temos uma carga tributária excessiva, que faz com que não tenhamos igualdade de condições com os produtos que estão chegando de fora?, declarou.

Segundo o coordenador, a ideia é que, no Fórum, cada federação e sindicato traga sua pauta de reivindicações, para que seja conhecida a realidade dos três estados. ?Temos problemas diferentes em cada estado, mas acreditamos que alguns são comuns a toda a região Sul. Nosso principal objetivo é identificar esses pontos comuns e criar uma pauta única?, explicou. Além das prioridades, também serão discutidas estratégias de mobilização para que os pleitos dos empresários cheguem ao poder público e às entidades nacionais de representação do setor.

Mobilização do setor garante incentivos

No Paraná, a mobilização de sindicatos e empresários da indústria têxtil e de vestuário garantiu uma importante conquista para o setor. Nesta quarta-feira (9), o governador Beto Richa assina um decreto que mantém os descontos no ICMS do segmento. O benefício, considerado fundamental para a competitividade do setor diante da forte concorrência de artigos importados, havia sido revogado no início do ano.

Articulados pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e com apoio do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), os empresários demonstraram ao Executivo estadual a importância do desconto no ICMS. Atualmente, o setor têxtil e de confecção é o segundo que mais emprega na indústria paranaense. As 6 mil empresas instaladas no Estado geram cerca de 100 mil postos de trabalho.

Para Marcos Koslovski, o benefício alivia, ao menos em parte, a pressão sobre o setor. ?O governo do Estado está solidário com a nossa causa e entende que, sem esses incentivos, a indústria do vestuário, têxtil e de confecção não é competitiva?, afirmou.

 

Fonte:|http://www.tosabendo.com/conteudo/noticia-ver.asp?id=167287

Exibições: 137

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço