Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIV

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XIV

Frente Parlamentar - Trabalhadores do setor têxtil pedem redução de impostos

A presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias do Setor Têxtil, Vestuário, Couro e Calçados, Eunice Cabral, defendeu ontem medidas para reduzir os tributos do setor.  Ela participou de audiência pública da Frente Parlamentar da Indústria Têxtil e Confecção para discutir a situação atual e as perspectivas do setor, que reúne empresas de fiação, tecelagem, malharia e confecção, entre outras.

Eunice Cabral explicou que a redução dos impostos do setor têxtil pode reduzir a informalidade, o que aumentaria a base de tributação. O efeito, segundo ela, seria o aumento da arrecadação, mesmo com a redução do percentual individual cobrado de cada empresa.

Para o deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP), coordenador da frente em São Paulo, a discussão conjunta de medidas por empresários, trabalhadores e associações demonstra o esforço do setor em recuperar sua importância econômica. O setor têxtil, segundo ele, sempre ocupou um papel importante no desenvolvimento econômico do País. “Temos que continuar sendo competitivos”, afirmou o parlamentar, ressaltando que o Congresso pode ajudar a consolidar medias para alavancar a retomada do crescimento do setor.

Competitividade
Além de mudanças na tributação, também foram discutidas outras medidas para aumentar a competitivade da indústria têxtil. O empresário Vicente Donini, que participou do debate na Câmara, disse que a frente deve pressionar o governo a mudar a política de juros, de encargos sociais, de logística e de custos da energia. Ele lembrou que o setor emprega hoje 1,75 milhão de trabalhadores em mais de 30 mil empresas.

Para Donini, não são os produtos chineses que atrapalham o desenvolvimento da indústria brasileira, e, sim, “brasileiros que não tem compromisso com o desenvolvimento nacional”.

Novas reuniões
Integrantes da Frente Parlamentar da Indústria Têxtil e Confecção, coordenada pelo deputado Henrique Fontana (PT-RS), vão se reunir na próxima semana com os ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel ; e da Fazenda, Guido Mantega. Os encontros estão marcados, respectivamente para os dias 7 e 22 deste mês.

Da Redação/PCS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara de Notícias'

Exibições: 58

Responder esta

© 2022   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço