Fundação H&M financia fábricas com pegada de carbono mínima

A organização sueca anunciou o investimento de aproximadamente 4,8 milhões de euros na iniciativa Future Forward Factories, liderada pela Fashion for Good, para acelerar a transição da indústria têxtil para fábricas quase neutras em emissões..

[©H&M Foundation]

O projeto Future Forward Factories, com a duração de cinco anos, pretende desenvolver os primeiros modelos para fábricas escaláveis e adaptadas regionalmente, combinando instalações de demonstração através de ferramentas de open-source.

O foco está na descarbonização do Tier 2 da cadeia de produção, que inclui os processos de tingimento e acabamentos, descrito pela Fundação H&M como «um dos desafios mais urgentes da indústria têxtil». Estas etapas consomem grandes quantidades de energia e produtos químicos, resultando em emissões elevadas e impactos ambientais significativos. Contudo, os produtores enfrentam barreiras complexas, como elevados investimentos e normas fragmentadas, que dificultam a adoção de soluções mais sustentáveis.

Apoiada também pela Laudes Foundation, a iniciativa procura ultrapassar esses entraves através do codesenvolvimento de projetos quase neutros em carbono com produtores, marcas e inovadores, criando um roteiro para uma transformação ambientalmente responsável, socialmente justa e economicamente viável.

«A Future Forward Factories vai além dos projetos-piloto, aborda as razões sistémicas pelas quais a adoção muitas vezes falha. Os fornecedores são sobrecarregados com requisitos sobrepostos e normas fragmentadas, o que leva à “paralisia por análise”. Esta iniciativa simplifica o caminho, fornecendo ferramentas tangíveis, exemplos de pares e um caso claro de retorno sobre o investimento para a mudança», sublinha Christiane Dolva, diretora de inovação, investigação e demonstração da Fundação H&M.

No centro do projeto estão planos modulares open-source para fábricas que integram tecnologias de processamento de baixo impacto, como tratamentos quase totalmente a seco, estratégias de energias renováveis e práticas de eficiência de recursos. Paralelamente, serão construídas instalações de demonstração em escala real, sendo que a primeira já está em andamento em Gujarat, na Índia, com a colaboração da Arvind Limited. Projetada para produzir têxteis em algodão, tanto tecidos como malhas, a fábrica tem como objetivo reduzir até 93% das emissões de gases com efeito de estufa, além de poupar cerca de 60 litros de água por cada quilograma de têxtil produzido.

Até ao final de 2025, a Future Forward Factories prevê disponibilizar publicamente os primeiros sete modelos de fábricas adaptadas a diferentes categorias de produtos e regiões geográficas, além das sete instalações demonstrativas. O projeto também incorpora uma estrutura de transição justa, garantindo que as soluções climáticas melhorem as condições de trabalho, protejam as comunidades locais e desbloqueiem novas oportunidades económicas.

https://portugaltextil.com/fundacao-hm-financia-fabricas-com-pegada...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 21

Responder esta

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço