Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Fundador da marca Patagonia doa 100% da empresa para ajudar causas ambientais

O fundador e dono da fabricante de roupas Patagonia, Yvon Chouinard, doou a empresa nesta quarta-feira (14) para uma organização sem fins lucrativos, segundo informações do jornal The New York Times. Avaliada em US$ 3 bilhões (cerca de R$ 15,5 bilhões na cotação atual), a companhia garantiu que todos os seus lucros anuais serão agora destinados ao combate às mudanças climáticas.

São aproximadamente R$ 516,4 milhões por ano que devem ser designados à causa ambientalista. A Patagonia irá continuar atuando como uma empresa privada, com fins lucrativos, na Califórnia, nos Estados Unidos. Mas Chouinard, sua esposa Malinda e seus dois filhos, Fletcher e Claire, não são mais os donos e garantiram que vão monitorar o compromisso selado pela fabricante de roupas em relação aos lucros.

Segundo o jornal, a família tem um forte laço com as causas ambientalistas. “Esperamos que essa atitude influencie em uma nova forma de capitalismo que não acabe com algumas pessoas ricas e um monte de pessoas pobres. Vamos doar o máximo de dinheiro para as pessoas que estão trabalhando ativamente para salvar este planeta” disse Chouinard ao jornal, abrindo mão de uma fortuna para também impactar a discrepância entre as classes econômicas.

Uma transação de 2% do valor ocorreu em agosto deste ano para a entidade Patagonia Purpose Trust. Outros 98% foram destinados recentemente a outra organização, chamada Holdfast Collective. Conforme noticiado pelo jornal, a família de Chouinard não obteve nenhum benefício fiscal por essa doação.

Em outro momento antes da doação da empresa, Chouinard havia destinado R$ 50 milhões para a Holdfast, tornando-a um importante vetor na filantropia climática. Para o fundador da fabricante, foi muito simples realizar essa ação e, posteriormente, doar a companhia.

“Eu não sabia o que fazer com a empresa porque nunca quis uma empresa. Eu não queria ser um empresário. Agora eu posso morrer amanhã e a empresa vai continuar fazendo a coisa certa pelos próximos 50 anos, e eu não preciso estar por perto.” diz o dono da Pantagonia.

Fundada em 1973, a Patagonia foi uma das primeiras empresas a adotarem prioridades idealistas relacionadas a causas ambientais nos Estados Unidos, tal como roupas feitas de algodão orgânico. Desde sua fundação, a companhia doou 1% do total de suas vendas para ativistas ambientais.

Alpinista do vale de Yoseminte, na Califórnia, Chouinard não vivia uma vida de bilionário. Ele costumava morar em um carro, usava roupas velhas e não possui celular ou computador. O senhor de 83 anos decidiu doar tudo em vez de tornar a empresa aberta (em bolsa de valores).

“Eu não respeito o mercado de ações. Uma vez que se torna aberta, você perde o controle sobre a empresa e precisa maximizar os lucros para o acionista, e então se torna uma dessas empresas irresponsáveis.” afirmou.

Chouinard disse ter tirado um peso das costas após a doação da Patagonia:

“Sinto um grande alívio por ter colocado minha vida em ordem. Para nossa família, foi a solução ideal.”

Fonte: Reprodução | Foto: Divulgação.

https://guiajeanswear.com.br/noticias/fundador-da-marca-patagonia-d...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 35

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço