Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Governo desiste de vetar calças jeans para acesso ao Planalto

Secretaria de Comunicação da Presidência informou que normas sobre vestimentas não serão mais alteradas: Bolsonaro não gosto

Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles




As normas que abordam as vestimentas aceitas para entrada no Palácio do Planalto não serão mais modificadas. A informação foi divulgada na noite desta sexta-feira (10/05/2019) pela Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República. Segundo a pasta, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) não teria gostado das alterações.

As mudanças foram adiantadas pelo Metrópoles no dia 17 de abril, quando a Secretaria-Geral afirmou que medida nesse sentido estava “em estudo”. A ideia era restringir o uso de calça jeans nas dependências do prédio onde despacha o presidente da República.

Embora não tenham sido explicados os motivos que levaram o Planalto a estudar a alteração do dress code para servidores e visitantes, em alguns setores os gestores já estavam cobrando a nova conduta de vestimenta. De acordo com funcionários ouvidos pela reportagem, a recomendação era para que homens usassem calças sociais; já as mulheres, saias ou calças sociais, além de vestidos na altura dos joelhos.

Padrão da Esplanada
Esse tipo de restrição já existe na Esplanada dos Ministérios. No Congresso, por exemplo, é proibida a entrada de pessoas vestindo bermudas, shorts, camisas sem mangas, minissaias e chinelos. Em locais como a Tribuna de Honra do plenário do Senado ou o Salão Verde da Câmara, exige-se dos homens terno e gravata. Para entrar na Câmara ou no Senado, é preciso estar de calça, camisa e sapatos fechados. Para as mulheres, recomenda-se calça comprida, camisa com manga, vestido ou saia na altura dos joelhos.

No Judiciário, também existe regra de dress code. No Supremo Tribunal Federal (STF), o Cerimonial recomenda aos visitantes que, em sessões de julgamento, os homens usem terno e gravata, e as mulheres, vestido, tailleur ou terninho. As regras para a entrada no gabinete dos ministros do STF variam. Alguns exigem traje social completo. Outros deixam a escolha livre.

Já no Superior Tribunal de Justiça (STJ) não é permitida a entrada com shorts, bermudas, camiseta sem manga, miniblusas, minissaias, trajes de banho, de ginástica e chinelos.

Bolsonaro não aprovou
Segundo informações repassadas pela equipe do Planalto aos jornalistas, o novo código de vestimentas do Planalto foi assinado nessa quinta-feira (09/05/2019). Contudo, o texto nem chegou a ser publicado no Diário Oficial da União.

Questionada sobre o motivo da não divulgação das alterações, a Secom havia dito que cabia à Secretaria de Administração – subordinada à Secretaria-Geral da Presidência – responder sobre o assunto. Em seguida, a pasta repassou a responsabilidade ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Por fim, a Secretaria de Comunicação disse, em nota, que o presidente da República reprovou a mudança – não foram dados mais detalhes.

Confira a nota da Secom:
Acaba de ser reprovada pelo presidente Jair Bolsonaro a atualização da norma X-409, que seria publicada pela Secretaria de Administração da Presidência da República, a respeito de regras de conduta e vestimenta de servidores e visitantes do Palácio do Planalto.

Secretaria Especial de Comunicação Social
Secretaria-Geral
Gabinete de Segurança Institucional
Presidência da República

fonte: https://www.metropoles.com/brasil/politica-br/governo-desiste-de-ve...

Exibições: 200

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço