Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Havaianas lança NFT e inclui blockchain na pauta do marketing

Havaianas lança NFT e inclui blockchain na pauta do marketing

5 itens vão compor coleção virtual que irá a leilão nesta semana; parte do lucro será destinado ao projeto Favela Galeria, na zona leste de SP

A Havaianas vai leiloar, no próximo dia 12 de maio, sua primeira coleção em NFT, sigla em português para “token não-fungível”. A tecnologia vem se popularizando após várias transações recentes. Jack Dorsey, fundador do Twitter, por exemplo, vendeu o primeiro post da plataforma por US$ 2,9 milhões. Até memes já se transformaram em NFT e foram comercializados. No caso das Havaianas, o projeto foi desenvolvido em parceria com o designer e artista Adhemas Batista, radicado em Los Angeles e parceiro da marca desde 2005.

Serão cinco itens a compor a coleção virtual de Havaianas em NFT: Happy Feet, A Step to Happiness, Happy Citizen, Happy Spring e Happy Heels. Parte do lucro arrecadado será destinado ao projeto Favela Galeria, um museu à céu aberto localizado na zona leste de São Paulo. O leilão ocorre pela Foundation.app , com duração de 24 horas e tendo a Ethereum como rede oficial de criptomoedas.

“O mundo do NFT está vivendo um boom nesse momento. O que começou com skins nos games ganhou uma força enorme e já há marcas vendendo apenas roupas e calçados digitais, que podem ser ‘vestidos’ como filtros de Instagram e outras redes sociais. Para Havaianas, faz muito sentido participar dessa conversa”, diz Fernanda Romano, CMO da Alpargatas. O NFT utiliza tecnologia de blockchain, um sistema que permite rastrear o envio e recebimento de informações através da internet e o selo garante que as informações armazenadas nessa cadeia sejam invioláveis impedindo copia ou falsificação.

“Essas artes são um conceito do time de criação de Havaianas que pode, um dia, vir a ser um produto no mundo físico. No blockchain, esse momento fica registrado como uma arte única e não será copiado”, explica Fernanda.

NFT ORIENTADO AO MARKETING

Os NFTs existem desde 2017, mas ganharam visibilidade a partir do ano passado. Desde então, já foram feitas várias transações que ganham notoriedade na música, na arte, nos games e cada vez mais no marketing. Marcas descobriram a tecnologia como forma de ter mais uma plataforma de conexão. A Pizza Hut, por exemplo, criou uma  fatia pixelada e o Taco Bell replicou seus tacos em forma de NFT. Na França, o McDonald´s promoveu uma campanha que sorteou quatro NFTs aos ganhadores em formato dos ícones da rede.

Fernanda Romano explica que, em relação à aplicação prática do NFT para o marketing, existem várias possibilidades. “A economia dos criadores, quando combinada com NFTs, estabelece uma base sólida para um novo modelo de propriedade coletiva. Como marcas, podemos aproveitar a criatividade coletiva para desenvolver novos produtos e serviços com acesso a uma comunidade enorme, que não será remunerada por salário e benefícios, mas por participação na criação e no valor gerado por ela mesma”, explica.

Ela destaca que os NFTs abrem possibilidades para a criação de comunidades autônomas que se auto-regulam, sem a necessidade de uma liderança central. “Mais uma vez, pessoas que se aproximam por afinidades. Todos contribuem, todos enxergam as contribuições e são co-proprietários na medida em que os ativos são negociados. Pense em Roblox, Minecraft e Fortnite: plataformas ‘open-play’ que permitem que os criadores criem seus espaços, seus games, suas conexões e, também, monetizem ideias”, explica. Na semana passada, a Havaianas lançou uma Ilha de Verão dentro do jogo Fortnite, da Epic Games, ampliando sua participação em ecossistemas virtuais.

Fonte: Fast Company

http://sbvc.com.br/havaianas-lanca-nft-e-inclui-blockchain-na-pauta...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 343

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço