A DataBeyond Technology anunciou uma nova tecnologia hiperspectral com inteligência artificial para fazer a triagem de artigos com misturas de fibras que afirma poder ultrapassar um dos principais desafios da reciclagem têxtil.
O Separador Ótico Hiperespectral com Inteligência Artificial para Tecidos com Misturas integra algoritmos avançados de inteligência artificial com tecnologia de reconhecimento hiperespectral.
O avanço, refere a empresa chinesa, resolve um dos desafios mais persistentes na indústria da reciclagem têxtil: a separação de têxteis com misturas. Este tipo de tecidos, compostos por diferentes fibras, apresentam uma distribuição complexa e irregular, tornando a separação eficiente um grande desafio para os métodos tradicionais. Como resultado, uma parte substancial dos resíduos têxteis é incinerada ou descartada em aterros, causando desperdício de recursos e danos ambientais.
A tecnologia hiperespectral baseia-se no princípio de que cada material interage com a luz de uma maneira única, refletindo, absorvendo e emitindo radiação eletromagnética em padrões específicos. Estes padrões, uma espécie de impressão digital espectral, servem como identificadores únicos para diferentes materiais. As câmaras hiperespectrais capturam informação de centenas de bandas estreitas e contíguas de comprimentos de onda, abrangendo um espectro muito mais amplo, desde o ultravioleta até o infravermelho.
Equipado com sensores hiperespectrais, o dispositivo capta 256 bandas espectrais, permitindo um reconhecimento integral dos resíduos têxteis. O separador pode identificar e classificar tecidos com conteúdo de poliéster entre 30-80%, bem como componentes de poliamida, elastano e algodão, alcançando uma precisão de até 99%.
A tecnologia, refere a DataBeyond Technology, permite ajustes rápidos para responder às necessidades dos clientes, possibilitando a transição eficiente entre diferentes objetivos de separação, o que maximiza o valor dos resíduos têxteis recicláveis.
Atualmente, a tecnologia da DataBeyond Technology – que tem presença em mercados como a Malásia, Indonésia, Uzbequistão, entre outros – está disponível apenas na China e a empresa não revelou se tem planos para a expandir para outras regiões.
Outras empresas, como a Sortile, já estão a usar sistemas de inteligência artificial e tecnologia de infravermelhos próximos para permitir uma classificação mais precisa de misturas de fibras. Outras, como a Refiberd, também usam imagens hiperespectrais juntamente com modelos de inteligência artificial para agilizar a classificação.
https://portugaltextil.com/ia-usada-na-triagem-de-texteis/
Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por